Microsoft deixará você ver dados de diagnóstico coletados pelo Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft deixará você ver dados de diagnóstico coletados pelo Windows 10

Microsoft está a todo momento coletando dados sobre o seu computador e fazendo diagnósticos a respeito de desempenho, consumo de memória e até o que você está rodando no seu Windows 10. Em breve, você também terá direito a conferir essas informações — pois é, antes isso não era possível.

Segundo o site ZDNet, duas novas opções foram identificadas nas builds 17063 (dezembro de 2017) e 17074 (janeiro de 2018), lançadas até o momento apenas para quem faz parte do programa Windows Insider. Trata-se dos itens "Visualizador de dados de diagnóstico" e a opção "Apagar dados de diagnóstico".

Uma captura de tela.

Ao que tudo indica, será possível para o usuário conferir os dados coletados pela Microsoft durante esses testes que mostram a "saúde" do PC. Como elas ainda não estão operando nas builds de teste, não é possível ver em que formato as informações serão disponibilizadas nem qual o nível de conhecimento necessário para compreender tudo o que estará escrito. As opções ficarão em Configurações > Privacidade > Comentários e diagnóstico.

A Microsoft foi acusada em 2015 de "espionar" consumidores com as capacidades internas de diagnóstico e, até o momento, não havia tomado medidas para aumentar a transparência. Em 2017, agências europeias acusaram a empresa de coletar dados excessivos e rastrear a navegação dos clientes sem o consentimento deles. Não se sabe se a adição é fruto dessas críticas e a companhia ainda não comentou o assunto.

Tenha o melhor Windows de todos os tempos

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.