[Atualização 10/01]

A AMD enviou um comunicado oficial com o posicionamento da marca a respeito do assunto. Confira:

A AMD está ciente de um problema com alguns processadores de geração mais antiga após a instalação de uma atualização de segurança da Microsoft que foi publicada no fim de semana. A AMD e a Microsoft estão trabalhando em uma atualização para resolver o problema e esperam que ele comece a ser distribuída novamente para estes impactados em breve.

[Notícia original]

Um grave problema que acometeu praticamente todas as CPUs fabricadas pela Intel nos últimos 10 anos deixou vulnerável milhões e milhões donos de PCs no planeta inteiro. Para corrigir essa falha, que ganhou o nome de Meltdown, diversas empresas especializadas começaram a desenvolver soluções para corrigir o defeito.

Infelizmente, parece que não é fácil desativar as atualizações automáticas sem ajustes no gpedit

Microsoft foi uma delas, criando um patch que solucionaria o problema causado pela vulnerabilidade dos chips Intel acometidos pelo Meltdown. O problema é que esse patch pode estar sendo a causa de problemas de boot em máquinas que trabalham com chips AMD. Donos de computadores com processadores dessa marca escaparam da ameaça do Meltdown e do Spectre, mas agora estão sofrendo com falhas causadas pela solução da Microsoft.

Os fóruns da empresa estão recebendo cada vez mais reclamações de usuários de CPUs AMD após terem aplicado o patch KB4056892. Depois da instalação, os PCs não conseguem passar da tela com o logotipo do Windows.

Um usuário de um dos fóruns da Microsoft ainda relatou: "Depois de várias falhas de boot, ele mostra o erro 0x800f0845. Infelizmente, parece que não é fácil desativar as atualizações automáticas sem ajustes no gpedit, então ele tenta instalar e reverter a atualização o tempo todo”.

Não é tão generalizado

Ao que tudo indica, apenas modelos mais antigos de processadores AMD estão sendo afetados pelo patch da Microsoft. Entre eles está o AMD Athlon X2 6000+. A fabricante desses chips afirmou que o problema nada tem a ver com o Meltdown e que não há a necessidade de nenhum patch para que eles funcionem corretamente e com segurança.

Já a Microsoft ainda não se pronunciou sobre o caso, mas não seria o primeiro problema que o patch para o Meltdown causa problemas.

Cupons de desconto TecMundo: