Alerta: novos golpes usam páginas falsas de emprego para roubar dados

2 min de leitura
Imagem de: Alerta: novos golpes usam páginas falsas de emprego para roubar dados

ATUALIZADO: O Carrefour enviou uma nota reforçando que essas vagas de emprego realmente são falsas. Confira a íntegra abaixo.

"O Carrefour esclarece que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem a mensagem, que pode conter vírus, e reforça que somente divulga suas vagas por meio dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com, InfoJobs e em seu perfil oficial no LinkedIn."

-----

Atenção para um novo golpe de phishing na praça: criminosos estão simulando páginas de grandes empresas com falsas oportunidades de emprego para roubar os dados dos usuários. Mais de 300 mil pessoas já curtiram ou estão seguindo as imitações, que são muito fiéis à identidade visual de grupos como Americanas, Coca-Cola, Carrefour e firmas de recursos humanos especializadas em reposição no mercado de trabalho.

Somente no último mês foram mais de 30 ofertas mal-intencionadas

O laboratório de segurança digital DRNDR Lab identificou somente no último mês mais de 30 investidas mal-intencionadas que exploram as esperanças de quem busca uma oportunidade neste final de ano. “Cibercriminosos estão se aproveitando da alta taxa de desemprego no País para chamar a atenção para falsas promessas de vagas. Na intenção de se realocar no mercado de trabalho, muitas pessoas estão se cadastrando em anúncios sem a certeza sobre sua veracidade”, comenta o diretor Emílio Simoni.

phishing falsa vaga de empregoCópia de tentativa dessa nova tentativa phishing

Ao clicar nas armadilhas, que normalmente oferece vagas atrativas com necessidade de urgência, as vítimas são levadas a um formulário com solicitação de nome completo, data de nascimento e posição profissional que  gostaria de ocupar.

golpe phishingCriminosos exploram a credibilidade de grandes grupos

Somente isso já seria o suficiente para causar muita dor de cabeça por aí, mas os bandidos vão além. Muitas vezes, as pessoas também são levadas a ceder o número do telefone, cadastrar-se em serviços de SMS pago, baixar apps que podem abrir vulnerabilidades no aparelho e compartilhar os anúncios via WhatsApp.

phishing empregoAs propostas são muita semelhantes às originais, cuidado!

Saiba como evitar

Para não ser uma das vítimas, sempre procure mais informações antes de sair preenchendo formulários e enviado para qualquer um. O próprio DFNDR Lab oferece uma ferramenta de verificação de endereços em seu site.

Desconfie de oportunidades mirabolantes, não envie dados bancários, observe bem para onde o link redireciona seu conteúdo, não baixe aplicativos de origem duvidosa e evite compartilhar coisas você não tem certeza sobre sua veracidade. Além disso, quem quiser pode também procurar por soluções de segurança anti-phishing disponíveis em lojas de apps.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.