Empresas suíças criarão identidade digital única para cada usuário

1 min de leitura
Imagem de: Empresas suíças criarão identidade digital única para cada usuário

A internet traz inúmeros benefícios, mas também muitas ameaças. Guardar dados ou realizar compras online, por exemplo, ainda é visto com reticência por muitas pessoas. Contudo, um grupo de empresas suíças pretende colaborar para um ambiente mais seguro na web por meio da criação de uma senha digital única.

Espécie de identidade online, a medida já existe em países como Suécia, Noruega e Dinamarca, e, de acordo com a agência Reuters, conta com o apoio de empresas de diferentes setores como Credit Suisse, Swisscom, Swiss Post, Swiss Railways e Mobiliar.

De acordo com a reportagem, a intenção das companhias é se reunir em uma joint venture já em 2018 para levar a criação de uma identidade única que seria utilizada não apenas para realizar compras online, mas também para autorizar transações bancárias e até mesmo para comprar tíquetes de trem.

Governo suíço pretende implementar uma lei específica para autorizar as identidades digitais na metade de 2018

Somados os clientes de todo o consórcio, eles representam nada menos do que três quartos de toda a população suíça, o que dá uma ideia da amplitude do projeto. O governo suíço também participará da empreitada, mas apenas no âmbito da certificação da identidade de cada usuário, com toda a parte de infraestrutura ficando a cargo do conjunto de empresas.

A ideia das autoridades helvéticas é que uma legislação específica autorizando o uso das identidades digitais seja colocada em vigor a partir de 2018.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.