OnePlus têm 'falha' que dá acesso a todas as configurações de um aparelho

1 min de leitura
Imagem de: OnePlus têm 'falha' que dá acesso a todas as configurações de um aparelho

OnePlus ganhou uma nova dor de cabeça nesta terça-feira (14). Uma espécie de falha foi descoberta em praticamente todos os aparelhos da fabricante, incluindo o recente OnePlus 5.

A brecha é, na verdade, um programa. Ele é chamado de "EngineerMode" e garante acesso a praticamente todas as configurações de root do aparelho sem a necessidade de abrir o bootloader. Ainda é necessário ter o aparelho fisicamente, mas esse modo é uma espécie de porta de entrada bem mais convidativa que o normal. Normalmente, ele deveria ficar bem mais escondido, já que nas mãos erradas pode ser perigoso.

Quem descobriu a falha foi Elliot Anderson, um usuário do Twitter que usa o nome do personagem principal do seriado “Mr. Robot”, que trata do submundo de hackers. Dispositivos como alguns modelos de ZenFone e da família Xiaomi Redmi também possuem o aplicativo, mas nenhuma das empresas se manifestou até o momento e não é possível saber por enquanto se o nível de acesso garantido é o mesmo.

Isso é um problema?

Mais ou menos. Um hacker com o telefone em mãos e o EngineerMode acessado pode controlar praticamente todas as funções do aparelho mesmo sem ser um usuário autorizado. Os privilégios incluem até a instalação de malwares e recuperação de arquivos.

Normalmente, o EngineerMode é removido antes que o aparelho seja preparado para venda. Porém, como os próprios denunciantes frisaram, ainda é preciso ter acesso físico ao telefone e saber bem o que você está fazendo.

A resposta da OnePlus

Em comunicado oficial, a fabricante chinesa disse que não se trata de “um problema grav de segurança”, mas que vai “analisar o assunto”. Ela explicou que o EngineerMode é uma ferramenta de diagnóstico desenvolvida pela Qualcomm que ajuda na hora dos testes antes do aparelho ser vendido.

Além disso, como ele exige a ativação do modo USB-Debugging para funcionar, que já é uma porta aberta para invasões por si só, o caso não é tão alarmante. Ainda assim, a OnePlus vai remover o acesso fácil à função em uma atualização futura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.