KRACK: aparelhos Google só receberão correção de falha no WiFi em dezembro

1 min de leitura
Imagem de: KRACK: aparelhos Google só receberão correção de falha no WiFi em dezembro
Imagem: thedailybeast
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Uma falha no padrão internacional do WiFi descoberta no mês passado chamada KRACK ainda não foi corrigida em aparelhos da Google. Segundo informações do ARS Technica, a empresa havia prometido blindar smartphones NexusPixel contra o problema na atualização de segurança de novembro, mas parece que o problema foi postergado para dezembro. Enquanto isso, outras fabricantes de smartphones Android já começaram a atualizar seus dispositivos para evitar a exploração do KRACK.

Apesar de ter foco maior no Android — 41% dos dispositivos com o sistema da Google estariam vulneráveis a esse ataque, algo considerado “especialmente devastador” pelos especialistas —, a falha está presente nas criptografias WPA e WPA2, ou seja, gadgets com Windows, macOSiOS (e outros sistemas baseados no Linux) também estão sujeitos a sofrer as consequências dela.

Vulnerabilidade no sistema da Google torna trivial a interceptação e manipulação do tráfego

O grande problema envolvendo o Android diz respeito aos gadgets rodando as versões 6.0 ou superior da plataforma do robozinho verde. De acordo com os pesquisadores, uma vulnerabilidade no sistema da Google “torna trivial a interceptação e manipulação do tráfego”, o que dá ares ainda mais sinistros a essa nova ameaça. De acordo com o um relatório divulgado em 16 de outubro, usuários do macOS e de OpenBSD também estão bastante vulneráveis, ampliando ainda mais a possibilidade de ação de invasores.

Por ser uma falha amplamente conhecida, muitas empresas estão correndo para eliminar o problema em seus smartphones, mas, até o momento, não há relatos vítimas do KRACK. A razão para o atraso na atualização da Google não foi informada, mas a empresa deixou claro que a correção só será distribuída no mês que vem.

Se você não tem certeza se seu dispositivo está vulnerável, aproveite para ler mais sobre o problema aqui e descobrir como se proteger.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.