Arma laser da Lockheed ateia fogo e derruba cinco drones em pleno voo

1 min de leitura
Imagem de: Arma laser da Lockheed ateia fogo e derruba cinco drones em pleno voo
Imagem: digitaltrends

A Lockheed Martin está trabalhando em uma arma a laser chamada Athena, capaz de atear fogo em drones durante o voo e derrubá-los em poucos instantes. A arma consiste em um sistema de 30 quilowatt e, no vídeo que você confere, ela abateu cinco drones militares seguidamente durante um teste realizado em agosto deste ano.

Contudo, esse equipamento está sendo desenvolvido pela fabricante há anos e poderá ser usado para destruir outros veículos considerados perigosos. Em um teste em 2015, por exemplo, Athena foi utilizada para destruir o motor de uma caminhonete que estava há mais de 1 km de distância.

Esse equipamento deve ser utilizado pelas forças armadas norte-americanas para defesa. Portanto, a ideia é destruir veículos inimigos ou mesmo interceptar bombas e mísseis à distância sem levantar suspeitas. Isso porque o laser é completamente silencioso e transparente. De quebra, ele é mais barato do que o uso contínuo de mísseis, que podem ser repelidos com certa facilidade quando o inimigo percebe sua aproximação.

A Lockheed Martin também está trabalhando em outra arma a laser com o dobro da potência da Athena, ou seja, com 60 kW. O primeiro teste dessa novidade foi feito em março deste ano e conseguiu atingir a marca dos 58 kW, um recorde mundial para uma arma a laser. Esse equipamento deve futuramente ser acoplado em aviões, veículos terrestres e também aquáticos das forças militares dos EUA.

Contudo, não sabemos se é possível usar algum tipo de material reflexivo para desviar o feixe do laser e, com isso, criar drones, mísseis e outros elementos bélicos impenetráveis por lasers dessa natureza.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.