Milhares de usuários baixaram a extensão falsa do Adblock Plus

1 min de leitura
Imagem de: Milhares de usuários baixaram a extensão falsa do Adblock Plus

Você adicionou a extensão AdBlock Plus no seu navegador Chrome recentemente? Cuidado: as chances de ser uma versão maliciosa são grandes. Infelizmente, uma extensão falsa encontrou caminho na loja oficial da Google para o browser e teve mais de 37 mil downloads, de acordo com o SwiftOnSecurity.

Atualização com posicionamento da Google: "Após o alerta recebido e confirmado de que se tratava de um malware, ele foi removido da Chrome Web Store e dos navegadores de usuários que baixaram a extensão. A conta do desenvolvedor também foi suspensa". 

A extensão verdadeira tem uma diferença mínima: o "b" minúsculo, já que se escreve "Adblock Plus". Mesmo assim, é assustador como uma pequena diferença na grafia permitiu que a extensão maliciosa fosse autorizada pelo processo de verificação da Google na Chrome Web Store.

Essas propagandas geram receitas para o desenvolvedor que criou a extensão

A extensão falsa já está fora do ar, mas os navegadores com o arquivo malicioso instalado poderão perceber o aparecimento de propagandas invasivas em abas — e essas propagandas geram receitas para o desenvolvedor que criou a extensão.

Não há mais informações sobre a capacidade maliciosa do AdBlock Plus falso e a Google não oferceu qualquer declaração para o caso.

ABPDenúncia

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.