Satélite quântico permitiu a primeira chamada de Skype supersegura

1 min de leitura
Imagem de: Satélite quântico permitiu a primeira chamada de Skype supersegura

Lembra-se do Micius, aquele satélite de comunicações quântico capaz de enviar mensagens criptografadas à prova de hackers? Pois parece que, além de mandar suas mensagens a até 1,2 mil km de distância com enorme segurança, ele ainda permite que você participe de uma conversa de Skype com esse mesmo nível de proteção.

A curiosa façanha foi relatada em um anúncio conjunto entre a Academia Chinesa de Ciências e a Academia Austríaca de Ciências, cujos presidentes Chunli Bai e Anton Zeilinger, respectivamente, tiveram a chance de conversar graças a essa tecnologia. Fazer isso, obviamente, não é uma tarefa nada simples, consistindo em enviar fótons entrelaçados quanticamente para criar uma chave de encriptação comum para ambos se comunicarem.

Anton ZeilingerAcima, Anton Zeilinger comemora o sucesso da chamada entre as universidades

O que torna isso à prova de hackers, por sua vez? Bem, está aí a parte mais interessante (e complicada) de toda a história. Basicamente, as leis da física quântica permitem que os fótons entrelaçados apresentem exatamente as mesmas características mesmo à distância; logo, alterar os dados de uma afeta diretamente a outra, independente de o quão longe elas estiverem.

No entanto, as mesmas leis também dizem que isso só ocorre caso elas não sejam verificadas. Logo, se um terceiro tentar espionar a chave usada pelo sistema, as partículas simplesmente perdem sua conexão, garantindo que, para todos os efeitos, ninguém possa invadir esses dados.

E qual foi o trabalho do satélite nisso tudo, aliás? Ele basicamente serviu para que ambos os lados da comunicação enviassem os dados de polarização trazidos pelos fótons e os comparava para garantir que tudo estava dentro dos conformes, só então enviando a chave para destravar a comunicação.

Um primeiro passo na direção certa

É claro que, apesar de tudo, uma tecnologia como essas não apenas teve um uso bastante específico e limitado, como também nem de longe mostra todo o potencial dessa tecnologia. Mesmo assim, simplesmente ver os avanços relacionados a isso é algo bem animador; afinal, a tecnologia quântica tem que continuar seguindo em frente, mesmo que a pequenos passos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.