Defeito em fechadura inteligente afeta centenas de pessoas nos EUA

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O aumento do uso de itens tecnológicos no dia a dia e a popularização de dispositivos com Internet das Coisas pode ser uma faca de dois gumes: por um lado, isso traz muita praticidade para o nosso cotidiano, mas acabamos nos tornando dependentes demais de sistemas automatizados que podem nos deixar na mão quando mais precisamos.

Em um desses casos infelizes, uma atualização de firmware de uma fechadura inteligente deixou centenas de pessoas trancadas para fora (ou para dentro) de suas residências. Aconteceu no último dia 8 de agosto com o modelo RemoteLock 6i da LockState, que funcionam ligadas aos servidores do fabricante por meio de uma conexão Wi-Fi.

O problema foi detectado quando centenas de pessoas relataram a situação no perfil oficial da LockState no Twitter. Segundo as vítimas da falha, após a atualização do firmware do produto, eles não conseguiram mais trancar ou destrancar suas residências normalmente.

Atualização errada

A empresa cometeu o erro de enviar para as fechaduras RemoteLock 6i uma versão do firmware criada para os modelos 7i. Isso fez com que as travas perdessem a conexão com os servidores da LockState e não pudessem mais ser manejadas. E a solução para o problema não é fácil: as duas opções que os clientes tinham (enviar parte da fechadura para a empresa atualizar ou pedir uma nova) iam demorar de cinco a sete dias ou de 14 a 18 dias respectivamente.

Enquanto isso, os consumidores puderam destrancar suas fechaduras com uma chave física, como nos “velhos tempos”. A LockState afirmou que já resolveu o problema de 85% das fechaduras afetadas e continua à disposição para corrigir as falhas em todos os produtos.

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