Empresas do Reino Unido serão multadas caso “permitam” ataque hacker

1 min de leitura
Imagem de: Empresas do Reino Unido serão multadas caso “permitam” ataque hacker

De uns tempos para cá tem se tornado frequente ver cada vez mais empresas sendo atacadas por hackers e tendo dados vazados. Apenas para citar um exemplo, tivemos todo o caso envolvendo a HBO recentemente, e para evitar casos assim o governo britânico anunciou que vai tomar algumas medidas mais drásticas para o lado das companhias.

Segundo informações que estão correndo a rede, o governo vai aplicar uma multa para as empresas que não se protegerem de forma adequada contra possíveis ataques. Aparentemente esse montante pode chegar a 17 mil libras esterlinas ou 4% do seu volume de negócios globais (o valor mais alto será o selecionado).

“Nossas medidas foram criadas para oferecer suporte aos negócios em seu uso de dados e dar aos consumidores a certeza de que suas informações estão protegidas, e aqueles que fizerem mal-uso delas serão penalizados”, explicou Matt Hancock, um dos ministros do governo da terra da Rainha.

Será que essa medida realmente vai diminuir os ataques?

Entretanto, os responsáveis pela criação dessa medida já deixaram claro que esse será um último recurso, bem como o fato de que ela não será aplicada para companhias que estejam fazendo tudo que está ao seu alcance para se manterem a segurança de seus dados e eventualmente acabarem sofrendo um ataque.

Ela não será aplicada para companhias que estejam fazendo tudo que está ao seu alcance para se manterem protegidas

E quando entra em ação?

Vale mencionar que tais medidas ainda não estão em vigor, pois o Departamento para Digital, Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido ainda vai decidir como implementar tais medidas – e em caso positivo elas só terão validade a partir do próximo ano.

Um detalhe importante nessa história toda é o fato de que provavelmente essas medidas foram tomadas depois que o British National Health Service foi atacado pelo ransonware WannaCry, fazendo com que hospitais deixassem de funcionar e até mesmo operações e sistemas com dados de pacientes sofressem algum tipo de pane.

O que você acha disso tudo? Concorda com a postura adotada pelo governo britânico? Deixe a sua opinião no espaço destinado aos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.