Acabou: polícia encerra atividades do AlphaBay e do Hansa Market

1 min de leitura
Imagem de: Acabou: polícia encerra atividades do AlphaBay e do Hansa Market

Recentemente, a rede recebeu a notícia de que Alexandre Cazes, um dos principais operadores do AlphaBay, havia morrido. Menos de uma semana depois, autoridades norte-americanas anunciaram o fechamento de dois dos maiores mercados da Dark Web: o AlphaBay e o Hansa Market. Segundo informações que circulam na rede, apenas o primeiro tinha mais de 200 mil usuários e 40 mil vendedores, acumulando cerca de 4 milhões de bitcoins.

O anúncio foi feito no site da Europol e envolveu uma ação conjunta desta, do FBI, da US Drug Enforcement Agency e da Dutch National Police. Entretanto, vale mencionar que o rumor desse fechamento já circulava na rede há algum tempo, mas apenas hoje foi feita a confirmação oficial de que a ação deu frutos.

Essa é uma das investigações criminais mais importantes deste ano

“Essa é uma das investigações criminais mais importantes deste ano. Acredito que por causa dessa operação as pessoas ao redor do globo estão seguras das ameaças de fraude de identidade e malware, bem como de drogas mortais”, comentou a Attorney General Sessions em uma apresentação para a imprensa.

Aliás, a ação conjunta com outras polícias foi importante para agilizar o processo de fechamento dos sites, tendo em vista que o AlphaBay tinha servidores na Tailândia, Canadá e Holanda, e os do Hansa Market estavam espalhados pela Holanda, Alemanha e Lituânia.

AlphaBay

Encerramento oficial

Vale lembrar, em 4 de julho o site do AlphaBay mostrava uma imagem de que ele estava fora do ar, mas sem um anúncio oficial de fechamento. Porém, aqueles que tentarem acessá-la agora vão encontrar a notícia de que as atividades foram encerradas, da mesma forma como já aconteceu anteriormente.

Isso fez com que o Hansa Market tivesse um crescimento em suas atividades após o desaparecimento do AlphaBay. Entretanto, as autoridades afirmam que isso foi benéfico para conseguir coletar mais de 10 mil endereços de clientes europeus do Hansa ao longo do curso da investigação – algo que provavelmente será usado pela polícia.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.