Segurança: cubra a câmera do seu notebook agora!

1 min de leitura
Imagem de: Segurança: cubra a câmera do seu notebook agora!

Por mais que acreditemos estar seguros na internet com um antivírus de qualidade, ninguém deixa de ser alvo dos cibercriminosos. Nem mesmo agentes do FBI, nos Estados Unidos, confiam na total segurança da web, então têm adesivos colados na câmera de seus computadores.

Além dele, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, não se arrisca e é adepto da mesma prática. Mas qual é o perigo de ter a câmera do seu notebook descoberta e o microfone ligado? Um simples usuário pode ser tão vítima quanto uma autoridade?

Bem, os hackers têm o costume de gravar qualquer coisa que esteja acontecendo no seu ambiente para encontrar algo para chantagear depois, seja para pedir dinheiro ou algum favor perigoso.

Como se prevenir

É importante saber que, antes de um hacker conseguir acessar o seu computador e capturar imagens ou áudio, ele precisa invadir o seu computador. Então, você não vai querer apenas proteger a câmera e o microfone, mas deixá-lo ter o controle remoto do seu notebook, certo?

Portanto, mantenha todos os seus softwares sempre atualizados, principalmente os navegadores e seus plugins, como o Adobe Flash. Não se esqueça também de deixar o seu firewall sempre ativado.

Adquira um bom antivírus que faça a detecção de malwares e escaneie a máquina com frequência. Além disso, o mais óbvio: cuidado com os links que você recebe e evite clicar em qualquer coisa, mesmo se vier de algum conhecido.

Para finalizar, finalmente chegou a hora de cobrir a câmera. Escolha um adesivo ou uma fita escura e cubra toda a lente da câmera do seu computador. Ligue-a para fazer um teste e ter certeza de que está bem coberta e não há qualquer transparência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.