Suas orelhas podem garantir a segurança de seu smartphone no futuro

1 min de leitura
Imagem de: Suas orelhas podem garantir a segurança de seu smartphone no futuro

Atualmente, há diversas maneiras de garantir a segurança de um smartphone. Entre as opções mais usadas pelos aparelhos top de linha, estão leitores de impressões digitais e scanners de íris, tecnologias relativamente seguras, mas que ainda têm brechas de segurança que podem ser exploradas.

Ciente da demanda por métodos mais protegidos, a NEC desenvolveu uma nova tecnologia que usa orelhas como forma de desbloquear um dispositivo. A solução criada pela empresa se aproveita do fato de que humanos têm orelhas com formatos únicos, o que impede que outra pessoa consiga acesso a seu aparelho.

Segundo a companhia, essa característica faz com que a maneira como o som ressoe por nossos canais auditivos seja única para cada pessoa. Ciente disso, ela desenvolveu uma espécie de fone de ouvido com microfones integrados que detectam a forma como a transmissão de frequências sonoras ocorre — o processo de verificação leva menos de 1 segundo e tem 99% de precisão.

A NEC acredita que a nova tecnologia vai estar disponível para uso comercial em algum momento de 2018. A companhia crê que a solução pode ser aplicada em situações relacionadas a ligações confidenciais e até mesmo como um substituto para leitores de impressões digitais.

E você, está preparado para desbloquear seu smartphone usando a orelha? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.