Conheça os 7 maiores eventos para hackers do mundo; quatro são do Brasil

3 min de leitura
Imagem de: Conheça os 7 maiores eventos para hackers do mundo; quatro são do Brasil
Imagem: Security Magazine
Avatar do autor

Equipe TecMundo

@tec_mundo

A área de segurança da informação representa uma das principais oportunidades de crescimento na área de TI. Segundo um estudo recente do Gartner, famosa empresa norte-americana de consultoria, os investimentos mundiais nesse segmento em específico atingirão US$ 75,4 bilhões em 2015, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.

O interesse em tecnologias de segurança é cada vez mais estimulado por elementos do negócio digital, particularmente computação em nuvem, mobilidade e Internet das Coisas (IoT), assim como pela sofisticação e alto impacto de ataques direcionados. Se por um lado as empresas estão se preparando para o futuro e investindo cada vez mais, por outro lado os profissionais do setor e hackers vivem em busca de oportunidades de reciclagem e troca de experiências.

A participação em eventos tem sido uma das mais utilizadas, o que explica por que tem crescido tanto o número de congressos e feiras na área. O mais interessante é que vários dos seminários mais importantes de segurança cibernética do mundo ocorrem aqui mesmo no Brasil – uma excelente forma para nossos profissionais se capacitarem para o mercado. Confira abaixo a lista com os eventos mais importantes do ramo – e descubra quais ocorrem em território tupiniquim.

1) Roadsec

Site oficial: www.roadsec.com.br

Próxima edição: São Paulo (Brasil), dia 12/11/15

Para iniciantes e entusiastas da área de hacking e segurança, o Roadsec é o maior evento do gênero no Brasil. Nele, é possível aproveitar uma variedade enorme de conteúdos, incluindo palestras, games, campeonato de hacking, oficinas, shows e caravanas vindas de vários lugares. Organizado anualmente, o Roadsec costuma passar por várias capitais brasileiras; neste ano, 14 cidades foram atendidas e a final será em São Paulo, no dia 12 de novembro.

2) H2HC – Hackers to Hackers Conference

Site oficial: www.h2hc.com.br

Próxima edição: São Paulo (Brasil), a definir

A Hackers To Hackers Conference (H2HC) é direcionada para o público técnico e pesquisadores, sendo organizada por pessoas que trabalham ou que estão diretamente envolvidas com pesquisas e desenvolvimento na área de segurança de TI. A edição 2015 ocorreu recentemente (dias 24 e 25 de outubro), e ainda não há informações sobre quando teremos a versão 2016 do evento.

3) BlackHat

Site oficial: www.blackhat.com/us-15

Próxima edição: Las Vegas (EUA), de 30/07/2016 a 04/08/16

Essa série de eventos é para o público profissional e técnico — e um dos mais relevantes do mundo. Há mais de 16 anos oferece aos participantes pesquisas sobre segurança da informação, desenvolvimento e tendências em um ambiente multicultural. A edição mais recente – de 2015 – rolou entre os dias 1º e 6 de agosto, mas a feira do ano que vem está marcada para começar no finalzinho de julho.

4) CCCamp – Chaos Communication Camp

Site oficial: www.events.ccc.de/camp

Próxima edição: Zehdenick (Alemanha), a definir

O Chaos Communication Camp é um encontro de cinco dias e ao ar livre, oferecendo um ambiente descontraído para a troca de ideias técnicas, sociais e políticas. O evento oferece uma infraestrutura invejável no quesito internet, redes elétricas e alimentação para os participantes. A última edição foi organizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2015; não sabemos quando o congresso ocorrerá em 2016.

5) DEF CON

Site oficial: www.defcon.org

Próxima edição: Las Vegas (Estados Unidos), de 04/08/16 a 07/08/16

Essa é considerada a "nave-mãe" das conferências para hackers. Começou em 1993 e reúne interessados no assunto de todo o mundo, além de profissionais do setor. Há palestras, jogos e espaço para troca de ideias, entre muitas outras coisas. É um dos mais antigos e maiores eventos deste tipo. A próxima edição está marcada para ocorrer em Las Vegas, entre os dias 4 e 8 de agosto de 2016.

6) BSides São Paulo

Site oficial: www.garoa.net.br/wiki/BSidesSP

Próxima edição: São Paulo (Brasil), data a definir

Também conhecido como “Conferência O Outro Lado - Security BSides”, o evento é organizado por voluntários do Garoa Hacker Clube e possui entrada gratuita. Trata-se de uma miniconferência inspirada nos moldes da Security B-Sides, que ocorre em vários lugares ao redor do mundo. A mais recente edição ocorreu entre os dias 17 e 18 de outubro de 2015, e ainda não há informações sobre a feira em 2016.

7)  YSTS – You Shot The Sheriff

Site oficial: www.ysts.org

Próxima edição: São Paulo (Brasil), data a definir

O You Shot The Sheriff é um excelente evento técnico, que tem buscado uma trilha de conteúdo mais geral e que agrada às pessoas que hoje tem perfil corporativo, mas que têm uma história de vida na comunidade hacker. A edição 2015 do congresso foi organizada no dia 28 de maio, em São Paulo.

Já participou de um evento de segurança da informação? Qual? Comente no Fórum do TecMundo