Empresas de cartão de crédito nos EUA implementam nova medida de segurança

1 min de leitura
Imagem de: Empresas de cartão de crédito nos EUA implementam nova medida de segurança

Nos Estados Unidos, dois terços das fraudes com cartões de crédito acontecem com clones deles sendo feitos a partir do roubo das informações enquanto são usados em terminais de pagamentos comuns, desses que existem em qualquer loja. Para aumentar a segurança de seus clientes, as principais operadoras de cartão daquele país decidiram tomar novas medidas para inibir esse tipo de crime.

MasterCard, Visa, Discover e American Express estabeleceram desde o ano passado a data de ontem, 1 de outubro de 2015, como o prazo limite para que os estabelecimentos americanos adotassem um novo modelo de terminal de pagamento, capaz de ler os chips EMV. A sigla vem de EuroPay, MasterCard e Visa, e são esses novos chips embutidos nos cartões que as operadoras esperam que inibam a clonagem.

Eles são equipados com uma tecnologia capaz de gerar um código único para cada transação realizada com eles, o que em teoria os tornaria muito mais difíceis de serem copiados. Na Europa, uma tecnologia semelhante já existe desde 2005. A desvantagem deles é que, por conta da verificação desses códigos, as operações de pagamento demorariam um pouco mais do que o normal para serem finalizadas.

Em 2017, o sistema será adotado também em caixas eletrônicos e bombas de posto – nos EUA, motoristas que pagam pelo combustível com cartão realizam a operação diretamente na bomba. Apesar do esforço das companhias que emitem os cartões, de acordo com um levantamento feito por uma firma de consultoria em setembro, apenas 27% dos estabelecimentos já adotaram os novos terminais.

O motivo da baixa adesão é o custo que esses aparatos demandam, além da necessidade de treinar funcionários para operá-los. No entanto, especialistas da área sabem que isso dificilmente vai sanar o problema completamente. Sempre que uma nova medida de segurança é implementada, uma nova forma de explorar as falhas no sistema também surge. O objetivo da adoção dos chips EMV é pelo menos tornar essas falhas menos frequentes.

O que você acharia se o Brasil resolvesse adotar os chips EMV para aumentar a segurança de dados dos usuários de cartão de crédito? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.