5 maneiras para reduzir a chance de fraude nas compras pela internet

1 min de leitura
Imagem de: 5 maneiras para reduzir a chance de fraude nas compras pela internet

O mercado de vendas pela internet movimenta bilhões anualmente, oferecendo uma variedade infinita de produtos e serviços que podem ser adquiridos sem que você precisa levantar da cadeira. Só que essas cifras trazem um grupo de pessoas mal intencionadas e que conseguem sequestrar os dados de compradores, realizando compras fraudulentas.

Para evitar uma dor de cabeça desnecessária, a equipe da ClearSale, empresa líder em autenticação de vendas no eCommerce brasileiro, criou uma lista com cinco dicas importantes para garantir a segurança do seu cartão de crédito durante compras na internet.

1) Usando cartão de crédito

A grande maioria das vendas na internet é feita por cartão de crédito. Então, se a loja em questão não aceita a modalidade como pagamento, desconfie da existência da loja. Além disso, realizando a transação pelo cartão, o consumidor tem um prazo para reconhecer a veracidade da compra e pode solicitar o estorno. Isso não acontece com compras feitas com transferência bancária e boleto.

2) Confira a sua fatura

É importante checar sua fatura com frequência, para descobrir se existe alguma compra feita indevidamente. Caso não seja identificada, a fraude pode se manter por meses. Qualquer dúvida sobre transações na fatura basta entrar em contato com a administradora do cartão.

3) Inspecione seu e-mail

Quando fazemos o cadastro em uma loja online é normal a inclusão de um endereço de e-mail. Por isso, é comum chegar uma mensagem em sua caixa de entrada toda vez que uma compra for realizada.

Se você não consegue conferir com regularidade a fatura do cartão de crédito, esta pode ser uma maneira de prevenção no caso do fraudador ter utilizado o seu próprio endereço de correio eletrônico.

4) Cuidado com ligações

Em compras de alto risco na internet (produtos de valor elevado) é comum que as lojas liguem para confirmar alguns dados com o consumidor. Caso isso aconteça, verifique se é realmente a loja que está te ligando, confirmando os dados da transação efetuada. Apenas a loja tem esse tipo de dado.

5) Desconto muito grande

Por ter uma grande concorrência, sempre existem promoções com altos percentuais de desconto pela internet. De qualquer maneira, tome cuidado com lojas que oferecem valores muito abaixo da média ofertada, especialmente aqueles onde o dinheiro sai diretamente da conta, como boleto bancário e transferência.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.