Site de namoros foi usado pelo farsante para entrar em contato com sua vítima (Fonte da imagem: Reprodução/Christian Mingle)

Uma mulher de 66 anos da cidade de San Jose, nos Estados Unidos, perdeu pouco mais de US$ 500 mil doados a um golpista nigeriano que se passou por um cidadão britânico no site de namoros ChristianMingle.com. Segundo os promotores responsáveis pelo caso, o farsante afirmava estar preso em uma plataforma de retirada de petróleo na Escócia e precisava do dinheiro poder sair de lá e iniciar um negócio.

A vítima, cujo nome não foi divulgado, foi convencida a confiar no criminoso após ele ter enviado flores e uma série de mensagens de texto — somente quando uma ligação estava bem estabelecida é que o homem mencionou o suposto “empréstimo”. Para se tornar mais convincente, o homem usava uma fotografia falsa e criou um site falso no qual o nome da vítima estava listado como um dos investidores de uma companhia inexistente.

Um dos golpistas envolvidos já foi preso

A mulher, que é divorciada, retirou todo o dinheiro de sua poupança e refinanciou sua casa para obter o dinheiro de que precisava — ao menos US$ 200 mil foram enviados ao golpista através de uma conta bancária na Turquia. Após perceber que estava sendo enganada, ela entrou em contanto com promotores de Santa Clara que entraram em contato com o banco responsável para tentar recuperar esse valor.

Quando um homem chamado Wisdom Onokpite, suposto parceiro do suspeito, apareceu para retirar o dinheiro, a instituição entrou em contato com a Polícia Nacional da Turquia que efetuou a prisão do suspeito. O sujeito já possui um histórico criminal no país e atualmente responde por fraude após ter entrado em território nacional portando um passaporte falso.

O nome do farsante responsável por enganar a idosa não foi divulgado, pois tornar essa informação pública poderia prejudicar as investigações. As autoridades responsáveis pelo caso utilizaram a conta do homem no Skype e seu endereço e confirmaram que ele se comunicou com a vítima a partir de algum lugar da Nigéria.

Cupons de desconto TecMundo: