menu
Logo TecMundo
Segurança

Administração da segurança da Alemanha alerta contra uso do Facebook

Segundo o Ministro do Interior Alemão, serviços com servidores norte-americanos podem estar comprometendo a privacidade de seus usuários.

Avatar do(a) autor(a): Felipe Gugelmin Valente

schedule03/07/2013, às 09:10

Fonte:

Imagem de Administração da segurança da Alemanha alerta contra uso do Facebook no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/SlashGear)

Caso você tenha medo de que suas ações possam estar sendo monitoradas de forma indevida na internet, pode ser uma boa ideia encerrar suas atividades no Facebook. Segundo a alta cúpula da administração da segurança da Alemanha, a rede social, a Google e praticamente qualquer site hospedado nos Estados Unidos pode estar vigiando os passos de todos os seus usuários.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

“Quem teme que suas comunicações estejam sendo interceptadas de qualquer forma devem usar serviços que não dependem de servidores norte-americanos”, alerta o Ministro do Interior alemão, Hans-Peter Friedrich. O país está preocupado com as implicações de privacidade que o programa da espionagem PRISM pode causar sobre o mundo todo, já que seu alcance ainda é desconhecido.

Políticos alemães têm sido bastante vocais sobre o assunto, afirmando que há a possibilidade de que o país abra uma investigação sobre as atividades da NSA (agência de segurança dos Estados Unidos). O governo do país também alega que é bastante provável que diversos cidadãos locais abram processos civis para compensar a invasão de suas privacidades.

Vigilância difícil de escapar

Segundo Friedrich, uma delegação alemã vai viajar a Washington na próxima semana para se encontrar com políticos dos Estados Unidos. Entre os assuntos que vão ser discutidos estão preocupações relacionadas à possível espionagem de figuras públicas pertencentes à União Europeia.

O Ministro do Interior reconhece que é difícil que uma pessoa comum evite usar serviços que dependem de servidores nos Estados Unidos. Segundo ele, até mesmo dados relacionados a companhias localizadas em outros locais podem passar pelos servidores do país, o que daria à NSA a oportunidade de capturá-los.