Novo sistema de captcha usa empatia para verificar se você é humano

1 min de leitura
Imagem de: Novo sistema de captcha usa empatia para verificar se você é humano

(Fonte da imagem: Reprodução/Civil Rights Defenders)

Um grupo ativista chamado Civil Rights Defenders (Defensores dos Direitos Civis, em português) desenvolveu um novo sistema de captcha que usa um método peculiar para averiguar se você é realmente um ser humano ou não passa de um “robô”.

Diferente da maioria dos captchas que estamos acostumados a ver na web, os quais exibem palavras e até conjuntos de caracteres aleatórios, esse novo sistema testa a empatia do internauta para liberar o acesso ao conteúdo desejado.

O funcionamento dele é bastante simples: uma frase sobre acontecimentos históricos, situações políticas, fatos sociais ou outros temas relacionados com os direitos civis é apresentada, sendo seguida da pergunta “como isso faz você se sentir?”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Civil Rights Defenders)

O sistema ainda dá três alternativas de resposta. Você deve digitar aquela que retrata o seu sentimento sobre a frase exibida. A resposta “certa” é pautada por emoções de compaixão e empatia. Caso a sua resposta saia dos “padrões” estipulados pelo sistema, um pequeno aviso é mostrado e você pode tentar uma segunda resposta após cinco segundos.

Por enquanto, o novo captcha do Civil Rights Defenders está disponível apenas em inglês e sueco. O grupo já está disponibilizando APIs e bibliotecas em PHP para que os desenvolvedores de serviços e páginas da internet comecem a adotar a novidade.

Fonte: Civil Rights Defenders

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.