Empresa americana tem dados sobre as vidas de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Empresa americana tem dados sobre as vidas de 500 milhões de pessoas ao redor do mundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)

Cada vez mais, pessoas se veem com medo de terem seus dados passados para terceiros através da internet. Por causa disso, empresas, como Google e Apple, são amplamente criticadas por capturarem diversas informações de usuários através de seus serviços. O problema é que existem empresas que fazem isso numa escala muito maior e ninguém se dá conta.

Uma reportagem do The New York Times mostrou detalhes da Acxiom Corporation, uma empresa do Arkansas, nos Estados Unidos. Utilizando aproximadamente 23 mil computadores, a companhia coleta (de diversas fontes) dados, como idade, cor, sexo, peso, altura, estado civil, costumes de compra, posicionamento político e outras informações pessoais de várias pessoas, e depois os revende para grandes empresas, como HSBC, Toyota e Ford.

Essas empresas então, baseadas nas informações dessas pessoas, entram em contato para tentar vender produtos e serviços. Partidos políticos fazem algo parecido para tentar angariar votos em época de eleição. Basicamente, todos os dados estão à venda para quem quiser comprar. Basta ter a quantia certa para pagar.

A Acxiom Corporation fatura pesado com essa prática, já que teve um lucro de US$ 77 milhões no ano passado. São mais de 500 milhões de pessoas “cadastradas” com a empresa, incluindo a maioria dos adultos dos Estados Unidos.

Agora as reclamações contra Google e Apple parecem um pouco menores, não é mesmo?

A matéria do NYT vai mais fundo no assunto e, caso você queira se inteirar, pode clicar aqui para ler ela na íntegra (em inglês).

Fonte: The New York Times

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.