FBI pode ter usado vulnerabilidade do Tor Browser para rastrear pedófilos

1 min de leitura
Imagem de: FBI pode ter usado vulnerabilidade do Tor Browser para rastrear pedófilos
Imagem: Newsweek

De acordo com uma reportagem publicada ontem (30) no site Motherboard, um site de pedofilia hospedado na deep web e que atendia pelo nome de Giftbox estava utilizando uma vulnerabilidade no navegador Tor Browser para atacar os seus visitantes, abrindo caminho para a instalação de programas que seriam capazes de rastreá-los. A página, que atualmente está fora do ar, era uma famosa comunidade de pedófilos no “lado sombrio” da web.

O mais impressionante é que, embora não existam informações concretas sobre quem estava por trás dessa manobra, a teoria mais aceita é a de que a página, na verdade, estava sendo gerenciada pela Agência Federal de Investigação (FBI), justamente para investigar e rastrear internautas que praticam o crime de pedofilia. Em janeiro deste ano, o TecMundo noticiou que a agência havia se infiltrado em um site similar para caçar outros pedófilos.

Já a equipe responsável pelo Tor Project afirmou que uma atualização de emergência já foi liberada para consertar a brecha presente no navegador — afinal, mesmo que tal incidente tenha sido causado pelo FBI por uma boa causa, outros indivíduos podem ter utilizado o mesmo exploit para atacar internautas “inocentes” que estivessem navegando na deep web através da rede Tor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.