Fim do cartão e da carteira: Japão começa a testar pagamentos com o dedão

1 min de leitura
Imagem de: Fim do cartão e da carteira: Japão começa a testar pagamentos com o dedão

Esqueça sua carteira com dinheiro, seu cartão de crédito e até mesmo seu celular: no futuro você precisará apenas do dedão para efetuar suas compras nas lojas e supermercados.

Pelo menos essa é a expectativa do governo japonês, que está testando novas tecnologias para os jogos olímpicos de 2020, que serão realizados na cidade de Tóquio. Uma delas permitiria que qualquer pessoa fizesse compras utilizando apenas as impressões digitais. 

A ideia é que o serviço funcione para qualquer pessoa que se cadastre no sistema, seja ela cidadã japonesa ou não. A medida visa oferecer mais segurança aos turistas, que não precisariam andar com muitas cédulas no bolso. Em caso de necessidade, será possível ainda sacar dinheiro em caixas eletrônicos apenas usando a ponta do dedo como fator de identificação.

Impressões digitais vão servir como autenticação de pagamentos no Japão até 2020

Segundo o site The Japan News, os testes com a nova tecnologia devem começar em breve e cerca de 300 scanners serão disponibilizados em diversos estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas no país, como restaurantes, hotéis e lojas de souvenir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.