Armazenamento aprimorado: conhecemos os novos NAS e NAS Pro da Seagate

4 min de leitura
Imagem de: Armazenamento aprimorado: conhecemos os novos NAS e NAS Pro da Seagate

Recentemente, o TecMundo foi convidado para conhecer a nova linha de soluções NAS e NAS Pro da Seagate. Com foco nas pequenas e médias empresas, o dispositivo de armazenagem atende até 50 funcionários. Ele funciona como uma espécie de servidor em tamanho menor e formato de caixa, capaz de fazer backup das informações, realizar armazenamento compartilhado, trabalhar com virtualização e vigilância.

Uma vez que o sistema é acessado via navegador, ele também pode ser utilizado através de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. Tanto o NAS quanto o NAS Pro compartilham do mesmo sistema operacional, o NAS OS 4, Linux – fisicamente eles também são quase idênticos, a única diferença é a coloração fosca e a black piano.

Disponíveis nas capacidades 2 TB e 30 TB, o NAS e sua versão Pro possuem HDs com tolerância avançada a vibração. Caso o cliente opte, ele também pode comprar o NAS sem os discos rígidos, podendo assim personalizá-los como quiser. Vale destacar que a própria Seagate é responsável pelo desenvolvimento do hardware, sistema operacional e aplicativos inclusos no NAS, o que evita a incompatibilidade entre os dispositivos.

O Seagate NAS Business Storage possui modelos com 2 e 4 baias. O dispositivo utiliza o processador Marvel ARM 1,2 GHz e possui 512 MB de RAM. Uma vez que o produto é vendido sob encomenda, o cliente pode montá-lo usando quantos HDs quiser ou até mesmo comprá-lo sem nenhum.

A versão Seagate NAS PRO é recomendável para quem visa aumentar a produtividade dos negócios. Com processador Intel dual-core 1,7 GHz C2000, ele pode atender múltiplos usuários, fazer a troca de documentos rapidamente e executar diversos aplicativos ao mesmo tempo. Está disponível nos modelos de 2, 4 e 6 baias e suporta de 2 até 30 TB de capacidade.

Acesse remoto e virtualização

Ao armazenar os dados no NAS, o conteúdo estará disponível em qualquer plataforma com acesso à internet. Dessa maneira, você não fica preso apenas ao Windows, Linux ou Mac e consegue visualizar os documentos a partir de smartphones e tablets. O controle do acesso é feito por meio de login e senha.

A interface do NAS OS 4 foi pensada para facilitar o processo de navegação. O software Sdrive do aparelho faz com que ele seja apresentado como se fosse apenas outro disco conectado ao computador. Com isso, é possível arrastar e soltar, visualizar miniaturas e abrir arquivos utilizando os softwares instalados na própria máquina.

Os dispositivos NAS são compatíveis com diferentes tecnologias de virtualização, entre elas a VMware e a Citrix. Futuramente, a Seagate pretende incluir também o sistema de VM da Microsoft.

Sistema de segurança

Visto que a capacidade de armazenagem do NAS é bem grande, ele também pode ser utilizado como um método de backup para sistemas de vigilância. O próprio dispositivo conta com o Seagate Surveillance Manager, um software compatível com diversas câmeras IPs capaz de realizar gravações de maneira programada e customizável.

Além de registrar a movimentação, o aparelho também permite a execução do conteúdo através do próprio servidor. Dessa maneira, é possível assistir à captura por meio de PCs ou dispositivos móveis em tempo real. O método de alerta pode ser programado para enviar notificações sempre que ocorrer alguma ação suspeita.

A interface do Seagate Surveillance Manager

Embora o NAS seja capaz de trabalhar com sistemas de vigilância, é recomendável utilizar HDs específicos para a tarefa, tais como os da linha Seagate Surveillance HDD. Isso evita a perda de alguns segundos da gravação e garante segurança 24 horas.

Uma vez que o produto utiliza o protocolo RSYNC para sincronizar os documentos e pastas, mesmo quem utiliza um aparelho diferente também pode se comunicar com o NAS, possibilitando assim o armazenamento remoto.

Via Nuvem

O NAS e o Nas Pro oferecem o acesso seguro via nuvem própria. Com isso, os usuários podem lidar com os arquivos a partir de um local centralizado e disponibilizar o conteúdo para clientes e parceiros selecionados. Isso é feito pelo programa Sdrive que acompanha o produto e também é acessível a partir de tablets e smartphones.

Seagate Sdrive no Android

No total, a linha NAS acompanha cinco aplicativos essenciais: Seagate Antivirus, Seagate Surveillance Manager, WordPress, Own Cloud e BitTorrent Sync.

Opções mais robustas

O Seagate Business Storage 1U é a opção NAS para médias empresas. Com ele, é possível atender até 250 funcionários, fazer múltiplas conexões simultâneas, realizar backups e compartilhar arquivos, estejam eles presentes no Windows ou no Mac.

Nessa versão, o serviço de nuvem utilizado é o Wuala, que sincroniza os dados automaticamente e os torna acessíveis a partir de smartphones e tablets. Por sua vez, os arquivos críticos permanecem confidencias, pois são criptografados e transmitidos diretamente do NAS para os usuários.

O Business Storage 1U 4-Bay é recomendável para empresas com até 100 colaboradores. Ele utiliza processador 2,13 GHz dual-core Intel Atom e memória de RAM de 2 GB. O suporte ao protocolo iSCSI oferece maior desempenho e compatibilidade com ambientes virtualizados.

Já o 8-Bay Rackmount NAS é a opção mais robusta da Seagate, suportando até 250 funcionários. Ele conta com processador 2,3 GHz dual-core e o NAS OS da Seagate. Seu design permite a inclusão de até oito discos Enterprise Capacity – cada um deles possui menos de 9 cm, o que possibilita a manutenção e o upgrade mais facilmente.

Preço e lançamento

Os novos modelos do NAS ainda não chegaram ao Brasil. Entretanto, eles possuem previsão para janeiro de 2015. Também não foram informados os valores oficiais dos produtos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.