Já ouviu falar em Blackberry Thumb? É uma espécie de “doença do smartphone”

2 min de leitura
Imagem de: Já ouviu falar em Blackberry Thumb? É uma espécie de “doença do smartphone”
Imagem: CFCare

Você já deve ter ouvido por aí que o polegar opositor dos seres humanos é um grande diferencial na nossa linha evolutiva e que pode explicar muito na nossa capacidade manual. Agora imagine se essa nossa capacidade manual fosse limitada por conta do uso de smartphones? Estamos falando do “Blackberry Thumb” ou “Polegar Blackberry” em tradução literal. Isso é praticamente uma doença dos smartphones que estamos desenvolvendo com o passar do tempo. Se você está lendo este texto nesse momento através do seu celular, muito provavelmente, seus dedos, especialmente os polegares, estão em vias de desenvolver “Blackberry Thumb”.

Mas aí você pode dizer “Eu não estou usando um Blackberry, como vou pegar essa coisa asquerosa?” De qualquer maneira, é muito improvável que você esteja usando um aparelho da marca que dominava o mercado dos smartphones antigamente, mas o que realmente causa essa enfermidade é o fato de você segurar um aparelho com uma mão e ficar apertando botões físicos ou virtuais seguidamente. Isso acontece porque você está movimentando seu polegar de uma forma que prejudica os nervos do dedo.

Seu dedo não ficará assim

Não tem volta

A digitação em excesso pode causar danos temporários assim como lesões irreversíveis. Ou seja, uma vez com Blackberry Thumb, não tem mais como se livrar do problema. Não tem cura, minha gente. Cuidado! Imagina você com 100 anos explicando para seus netinhos que tem “Blackberry Thumb”. Eles poderão perguntar o que é “Blackberry”.

Esse problema chamou a atenção do pessoal do site Mashable e eles resolveram entrar em contato com alguns médicos que estão observando esse comportamento pouco saudável em pessoas que não largam seus telefones em momento algum. David Ruch, da Sociedade Americana de Cirurgia da Mão, explica que lesões causadas pelo excesso de digitação com smartphones é um problema grave e que aflige pessoas jovens, que só sentirão as consequências por volta dos 40 ou 50 anos.

“A maioria das pessoas high-tech são jovens e são elas que estão tendo tendinite nos polegares (o que é conhecido como Blackberry Thumb). Não há um bom tratamento, é um fenômeno de desgaste”.

Sendo assim, se você já sente dores nos dedões na hora de mandar uma mensagem via WhatsApp para aqueles mil grupos dos quais faz parte, tente evitar ao máximo usar seu aparelho com uma só mão e faça de tudo para evitar ficar com os dedos doloridos. Por mais que a onda da Blackberry tenha passado, a onda do Blackberry Thumb não será assim tão efêmera.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.