O smartphone é uma ferramenta extremamente popular que é utilizada por pessoas de todo tipo, desde os fanáticos por tecnologia e que estão sempre por dentro de tudo até as vovós e vovôs que não pegaram muito o espírito de lidar com tanta coisa nova e diferente, passando por usuários comuns que levam jeito com a linguagem apresentada nos aparelhos ou pessoas que não estão muito interessadas em se aprofundar mais nesse tema.

A ideia é passar a usar texto para identificar funções que nem sempre são tão óbvias assim para os menos conectados.

Seja como for, a Samsung está querendo ser mais democrática facilitando o relacionamento de pessoas menos ligadas nesse mundo tecnológico com seus smartphones e para isso pretende simplificar o TouchWiz, a interface que desenvolve por conta própria e coloca em seus aparelhos com sistema operacional Android. A ideia é passar a usar texto para identificar funções que nem sempre são tão óbvias assim para os menos conectados.

Semiótica da confusão

Pegue por exemplo o botão de copiar texto do Android: para muita gente que está mais familiarizado com tecnologia, aquele ícone de dois papeizinhos quadrados um do lado do outro pode indicar o recurso “Copiar” com certa obviedade. Ou mesmo o botão que serve para compartilhar coisas – pode ser que para alguns o símbolo das duas setinhas seja claro, mas não é todo mundo que vai sacar seu significado.

O uso de botões com texto pode facilitar muito o uso de smartphones e deveria até ser usado por outras marcas. Isso certamente democratiza o uso dos aparelhos pois facilita sua utilização por quem não está muito por dentro desse mundo tecnológico. Vale a pena aguardar para ver como isso deve aparecer nos dispositivos da Samsung, ainda amis agora com os rumores de que o Android Marshmallow deve pintar na série Galaxy S6 e no Note 5.

Você acha que botões com texto em celulares seriam melhor entendidos do que os ícones-padrão? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: