T1: Samsung apresenta o pequeno e mais poderoso SSD portátil do mundo

1 min de leitura
Imagem de: T1: Samsung apresenta o pequeno e mais poderoso SSD portátil do mundo

Além de smartphones, tablets e outros produtos, um dos inúmeros ramos de investimento e pesquisa da Samsung é o de armazenamento. Durante a CES 2015, a sul-coreana confirmou o envolvimento na área com o anúncio de um novo produto, o pequeno e poderoso SSD T1.

O dispositivo é destinado a quem precisa guardar uma enorme quantidade de dados, mas não quer carregar um "trambolho" na mochila ou no bolso. Ele é formado por uma única peça, o que diminui a chance de danos em quedas e outros acidentes, além de resistir também a altas tempertaturas.

Apesar do tamanho reduzido (as medidas são 7,1 x 0,92 x 5,32 cm), ele tem um sistema de proteção AES de 256 bits para criptografar as informações armazenadas, mantendo tudo protegido contra invasões. Segundo a fabricante, configurá-lo e fazer a transferências de arquivos são processos fáceis e intuitivos.

Tamanho não é documento

Junto com o USB 3.0, a tecnologia de armazenamento e transferência é a 3D Vertical NAND (ou V-NAND), que permite velocidades sequenciais de leitura e escrita de dados de 450 MB/s — sendo que este último processo é 100 vezes mais rápido que em um disco rígido comum. Para você ter uma ideia da velocidade, em oito segundos é possível transportar 3 GB de um aparelho para o SSD T1.

O lançamento inicial do Samsung SSD T1 acontecerá ainda em janeiro deste ano em cerca de 15 países espalhados por América do Norte, Ásia e Europa, sem previsão para outros mercados. Serão disponibilizados modelos de 250 GB, 500 GB e 1 TB.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.