Aparelhos podem ficar completamente congelados. (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A era dos smartphones com sistemas operacionais robustos trouxe com ela, além das inúmeras facilidades, alguns problemas. Baixa duração de bateria e fragilidade são apenas algumas das dificuldades. Ainda assim, o pior de tudo é quando o aparelho simplesmente trava e não deixa você realizar qualquer atividade.

Por conta de problemas recorrentes como esse no Galaxy S3 da Samsung, o Proteste criou um hotsite exclusivo para receber reclamações sobre o aparelho. Segundo a instituição, os consumidores lesados podem receber indenização de até R$ 13,5 mil e ainda ganhar um aparelho novo.

De acordo com a associação de consumidores, um pedido para que o problema do travamento total do S3 fosse resolvido já foi encaminhado à Samsung e, até o momento, nenhuma resposta foi recebida. Por conta disso, a instituição resolveu criar o site para ajudar os consumidores a procederem com reclamações em órgãos responsáveis pela proteção de seus direitos. Movendo uma ação contra a fabricante, é possível receber até 20 salários mínimos (cerca de R$ 13,5 mil), caso o problema seja constatado.

Nesse site, o Proteste faz o meio de campo entre a empresa e o cliente e, se o problema não for resolvido em 10 dias, um modelo de petição é criado para que o consumidor dê entrada em uma ação contra a Samsung no Juizado Especial Cível. Essa assistência vale tanto para aparelhos fora da garantia quanto para os que ainda estão cobertos pela fabricante.

O Proteste comenta que o travamento completo ou congelamento do aparelho acontece por conta de um problema na placa-mãe do smartphone. Fora isso, há relatos de dispositivos que vão para a assistência técnica autorizada e, mesmo assim, voltam apresentando as mesmas falhas.

A Samsung por sua vez, afirma que é necessário reiniciar o aparelho quando isso acontece. Contudo, o problema é solucionado apenas momentaneamente nesses casos.

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