Samsung registra patentes para celular com zoom melhorado e tablet dobrável

2 min de leitura
Imagem de: Samsung registra patentes para celular com zoom melhorado e tablet dobrável
Imagem: Android Community

Duas patentes registradas recentemente pela Samsung podem ter indicado alguns dos planos que a empresa tem para seus dispositivos móveis. A primeira delas, que provavelmente está muito mais próxima de ser aplicada, é a de uma interface para controlar o zoom de câmeras de smartphones com apenas um dedo. Já a segunda mostra algo que pode muito bem se juntar à pilha de coisas interessantes que a coreana nunca tirou do papel: um tablet com tela dobrável em três partes e teclado embutido.

De forma muito similar ao sistema de controle de exposição que a Samsung já usa em seu app de câmera, a interface descrita em um dos novos documentos descreve a necessidade de apenas um dedo para utilizar controlar o zoom – o que é praticamente idêntico ao que existe hoje em celulares da Motorola, por exemplo. Atualmente, os smartphones da fabricante coreana usam o gesto de “pinça” ou os botões de volume para essa função.

Com a nova interface, bastaria deslizar o dedo pela tela na direção desejada para controlar o zoom e o brilho da imagem capturada

Com os boatos recentes de que a Samsung tem planos para que o Galaxy S8 chegue com uma configuração de câmeras duplas similar à do iPhone 7 Plus, essa patente logo se somou à lista de possíveis indícios. Como a utilização de dois sensores permitiria que ele contasse com capacidades avançadas de zoom, desenvolver uma forma mais simples de tirar proveito disso faria bastante sentido – mas nada foi confirmado por enquanto.

Tablet-carteira-notebook-monitor

O segundo documento concedido à Samsung recentemente, por sua vez, mostra um conceito bastante interessante de tablet com tela que pode ser dobrada – que poderia muito bem se juntar ao falado smartphone dobrável da empresa previsto para 2017, o chamado “Project Valley”. Embora a nova patente não revele especificações do dispositivo, os desenhos inclusos permitem que especulemos um pouco a respeito dele.

O aparelho poderia ser dobrado em três partes específicas. Na traseira da porção central, um suporte permitiria utilizar o gadget como um grande monitor touch, enquanto um teclado embutido na parte de trás de uma das pontas possibilitaria que o tablet fosse usado como um notebook caso apenas a ponta oposta fosse aberta. Por fim, bastaria dobrar tudo na hora de transportar o dispositivo por aí para poder fechá-lo como se fosse uma carteira.

O tablet com tela flexível poderia ser usado como um monitor touch ou dobrado feito uma carteira

Muita calma

Como é o caso de qualquer patente, não há qualquer previsão para que essas tecnologias cheguem às lojas – ou sequer que sejam tiradas do papel e transformadas em protótipos. Ainda assim, é inegável que controles melhores de zoom seriam bem-vindos caso o Galaxy S8 realmente venha com câmeras duplas.

A Samsung promete fazer gadgets com telas flexíveis desde a CES 2009

Além disso, a Samsung vem prometendo dispositivos com displays flexíveis há alguns anos (desde a CES 2009, para ser mais preciso), então um dia desses a empresa terá que transformar algumas de suas ideias em produtos reais. Ficaremos atentos às novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.