Como a Samsung pretende se tornar uma gigante do setor de áudio

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Imagem: Divulgação/Samsung

A Samsung é reconhecida mundialmente por suas tecnologias inovadoras no desenvolvimento de displays, bem como por suas inovações no segmento de processadores para smartphones.

Todavia, a empresa que ataca em múltiplas frentes parece estar interessada em competir no mercado de áudio, algo que se percebe devido ao crescimento de seus laboratórios dedicados a tais equipamentos.

Recentemente, o pessoal do site Cnet visitou o centro de desenvolvimento da Samsung em Valencia, na Califórnia, onde conversaram com Allan Devantier, que chefia 20 engenheiros, responsáveis pelos principais avanços da marca neste ramo. De acordo com a informação de Devantier, o setor de áudio da Samsung vem crescendo, tanto que eles devem dobrar o time em breve.

Laboratório de áudio da Samsung na Califórnia

Neste laboratório, por exemplo, a Samsung desenvolveu os alto-falantes Radiant360 e também novas barras de som com tecnologia Dolby Atmos, as quais já trazem alto-falantes traseiros sem fio. Segundo o que a Cnet reportou, o objetivo da Samsung é continuar investindo pesado nesse segmento para ganhar reconhecimento tal qual a Bowers and Wilkins.

Desenvolvimento e prototipagem

Há um longo processo entre a idealização e a chegada dos produtos ao consumidor. Tudo começa com a concepção, pensando desde o propósito do produto até suas aplicações, de modo que os engenheiros têm aqui um ponto de partida. Em seguida, começam os estudos dos materiais, sendo cogitado usar materiais já conhecidos ou inovar de alguma forma.

A Samsung trabalha focada em rapidez e seu software poupa centenas de horas na construção dos protótipos

A modelagem inicial é uma combinação entre a parte teórica e a parte física, já pensando como será o aspecto visual do produto. A Samsung trabalha focada em rapidez, tanto que um dos novos softwares desenvolvidos pela companhia poupou centenas de horas na construção dos protótipos. Inclusive, esse aplicativo ajuda também a definir as formas mais eficientes de reduzir custos.

“É ótimo termos algo para simular, para mostrar quando as coisas não funcionam, assim nos concentramos no que dá certo”, comentou Colby Buddelmeyer, engenheiro-chefe da Samsung e antigo funcionário da Beats.

Testes com materiais diferentes para encontrar soluções mais robustas

Foi com esse tipo de metodologia que a Samsung criou um alto-falante de “espectro completo”. Graças ao seu software e aos testes exaustivos, foi possível desenvolver um driver que trabalha de 500 Hz para cima. Vale notar que esse componente inclusive é usado na nova barra de som da Samsung com tecnologia Dolby Atmos.

Testando os alto-falantes

A parte de desenvolvimento é importante, mas, sem realizar os devidos testes para averiguar o funcionamento dos produtos, a Samsung poderia acabar levando a pior nesse segmento. É por isso que os engenheiros planejaram cuidadosamente duas câmaras de som do tipo anecoicas (que não produzem ecos).

Local especialmente preparado para não produzir ecos

A sala em questão foi projetada desde o chão até o teto, com elementos posicionados em regiões milimetricamente precisas para garantir que o som não vai refletir nas paredes. Ao evitar a reverberação, é possível conferir clareza, potência e alcance das frequências sonoras emitidas pelos dispositivos.

Os testes são feitos com microfones especiais, retirando a possibilidade de discrepâncias decorrentes da audição humana

É interessante notar que essas câmaras de som não servem apenas para alto-falantes mais potentes, pois são usadas também para testar os componentes usados em televisores e outros aparelhos da Samsung. Os testes são feitos com microfones especialmente preparados para captar os sons, retirando a possibilidade de discrepâncias decorrentes da audição humana.

Equipamentos robustos para testes garantem a qualidade dos produtos

Obviamente, há também uma sala projetada para que os engenheiros possam conferir como os dispositivos se comportam em um ambiente real. Esse cenário é preparado, com a ajuda de um móvel com rotação, para que vários aparelhos sejam testados quase que simultaneamente, facilitando a distinção de qualidade entre um produto e outro.

Investimento para longo prazo

A Samsung tem consciência de que há um longo caminho a ser trilhado até alcançar a fama de algumas marcas, mas ela se mostra confiante com os avanços que vem fazendo, uma vez que demonstra inovação e não foca somente em design.

Allan Devantier diz que é preciso continuar insistindo para chegar ao nível da Bowers and Wilkins, mas relata que a Samsung ainda está expandindo nesta área e pretende aumentar seu laboratório nos próximos anos. Resta aguardar para descobrir quais segredos a fabricante coreana está guardando para o futuro.

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Fontes

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