Usuários envergonhados do X Premium não podem mais esconder selo verificado

2 min de leitura
Imagem de: Usuários envergonhados do X Premium não podem mais esconder selo verificado
Imagem: GettyImages

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, parece ter revertido uma configuração envolvendo os assinantes da plataforma. A partir de agora, não é mais possível esconder que você paga ou foi beneficiado com os recursos Premium do serviço.

A informação partiu de usuários como Benjamin Goggin, que viu um alerta nas opções do aplicativo. Em breve, a opção atual de remover o selo azul de verificação ao lado do nome do perfil será descontinuada — o que significa que ele vai "entregar" que são os assinantes.

A medida pode parecer simples e banal, mas na verdade gera muita comoção entre a comunidade. Isso porque muitos membros do X Premium, que é o atual nome do serviço por assinatura, querem ocultar dos seus seguidores por diferentes motivos o fato de que estão pagando por vantagens na plataforma.

Além disso, críticos e desafetos do bilionário Elon Musk, dono da rede social, costumam fazer piadas com quem é assinante da rede ou até acabam cedendo aos privilégios do Premium, mas não querem expôr isso publicamente. Até agora, a empresa não se manifestou oficialmente sobre o caso.

A saga do selo azul de verificação no X/Twitter

Por anos, enquanto a empresa se chamava Twitter e tinha outra gestão, o selo azul de verificação tinha um significado diferente.

Apesar de ser visto já como símbolo de status, a sua única vantagem era ser uma forma de confirmar a identidade daquele usuário, reconhecendo que o perfil é de fato daquela pessoa.

Musk promoveu em um ano e meio várias alterações no funcionamento da plataforma.Musk promoveu em um ano e meio várias alterações no funcionamento da plataforma.Fonte:  GettyImages 

Jornalistas, políticos, marcas e influenciadores digitais podiam obter o selo de diferentes maneiras. Quando o empresário adquiriu a rede social no final de 2022, entretanto, tudo isso mudou.

Em abril de 2023, Musk ordenou a remoção do selo de verificado de todos os usuários que tinham o benefício, mas não migraram para o plano pago da rede social. Dias depois, ele mesmo "devolveu" o recurso para algumas celebridades que se recusaram a contribuir.

Com o tempo, o X adicionou outras modalidades de assinatura com diferentes benefícios. As vantagens vão desde ver menos anúncios e publicar postagens mais longas (com a possibilidade de edição) até ter a preferência do algoritmo.

Recentemente, contas populares com muitos seguidores já verificados "ganharam" o selo novamente sem custos, junto do acesso a algumas das funções para assinantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.