Instagram testa feed com exibição de Stories de usuários próximos

1 min de leitura
Imagem de: Instagram testa feed com exibição de Stories de usuários próximos
Imagem: Unsplash/Reprodução

O Instagram está testando uma nova função capaz de exibir os Stories publicados por pessoas e empresas localizadas perto do usuário. Denominada “Nearby”, a ferramenta foi identificada pelo desenvolvedor de aplicativos Alessandro Paluzzi, que compartilhou sua descoberta no X (Twitter) na terça-feira (24).

Como mostra em uma captura de tela, o novo feed, que também pode ser chamado de “Perto” ou “Nas proximidades”, aparece ao lado dos conteúdos temporários postados pelas pessoas que você segue. Ao tocar no ícone, o usuário tem acesso às postagens públicas de perfis que estejam nas proximidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O ícone do novo feed aparece junto com os Stories de quem o usuário segue.O ícone do novo feed aparece junto com os Stories de quem o usuário segue.Fonte:  Alessandro Paluzzi/Reprodução 

Funcionando com base na localização do usuário, a novidade pode ser bastante útil para as contas comerciais, principalmente. Por meio dela, as empresas teriam uma opção a mais para se mostrar aos potenciais clientes, divulgando ofertas específicas para quem está em uma determinada região, por exemplo.

Ainda não há informações oficiais a respeito deste feed do Instagram com Stories de empresas e pessoas na mesma área. Dessa forma, não sabemos se o recurso será exclusivo para os perfis comerciais ou se estará liberado para todos, o que exigiria uma revisão nas configurações de privacidade caso o usuário não queira compartilhar suas postagens.

Inspiração vinda da China

A função Nearby do Instagram aparentemente foi inspirada em um mecanismo semelhante que existe no Douyin, a versão do TikTok usada na China. Como destaca o site SocialMediaToday, a rede social baseada no mercado chinês mostra um feed “Próximo” para os usuários em sua tela principal.

Com o recurso, as empresas conseguem gerar engajamento e se aproximar ainda mais dos consumidores, resultando em aumento das vendas, principalmente na área de entrega de comida. Especula-se que a mesma funcionalidade possa chegar ao TikTok em breve, para impulsionar o comércio no app.

Por enquanto, não há qualquer previsão de lançamento do feed de conteúdos de usuários próximos do Instagram na versão estável da rede social.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.