TikTok falha em controlar vídeos sobre o uso de drogas como esteroides, mostra estudo

1 min de leitura
Imagem de: TikTok falha em controlar vídeos sobre o uso de drogas como esteroides, mostra estudo
Imagem: Getty Images/Reprodução

Pesquisadores do Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês), do Reino Unido, apontam que hashtags relacionadas a conteúdos nocivos, incentivando o uso de drogas semelhantes a esteroides e anabolizantes, acumularam mais de 580 milhões de visualizações nos Estados Unidos nos últimos três anos na rede social TikTok.

"Uma crise crescente — e croêsnicamente pouco estudada — está se formando entre rapazes e homens, envolta de ideias tóxicas de masculinidade, força e misoginia, e amplificada por algoritmos inexplicáveis", disse o CEO do CCDH, Imran Ahmed.

Há uma enorme circulação de conteúdo que incentiva o uso de anabolizantes no TikTok.Há uma enorme circulação de conteúdo que incentiva o uso de anabolizantes no TikTok.Fonte:  TechCrunch/Reprodução 

O público que mais consome esse tipo de conteúdo tem entre 18 e 24 anos — não existem informações de usuários abaixo dessa faixa etária. As substâncias em questão se enquadram como "drogas semelhantes a esteroides", incluindo esteróides androgênicos anabólicos, peptídeos e Moduladores Seletivos de Receptores Androgênicos (SARMs).

Divulgação por influenciadores do TikTok

"Direcionados a adolescentes e jovens adultos, os vídeos nas plataformas de redes sociais promovem os SARMs como uma forma rápida ou fácil de melhorar a aparência física, ganhar massa muscular ou aumentar o desempenho atlético", apontou a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, em comunicado divulgado em abril.

A venda não acontece diretamente para a audiência, mas a promoção desse tipo de produto acontece constantemente. O CCDH encontrou 35 influenciadores do TikTok relacionados a sites de vendas de SARMs ilegais.

Na rede social, os criadores de conteúdo compartilham sua experiência com o consumo de drogas, ressaltam os ganhos em desempenho físico e na aparência e tentam educar o público sobre o fármaco. A entidade também encontrou uma série de vídeos aparentemente direcionados ao público menor de idade.

SARMs são permitidas no Brasil?

Desde abril de 2023, o Conselho de Medicina proibiu a prescrição de anabolizantes para fins estéticos e desempenho esportivo — isso inclui os SARMs. A comercialização e a divulgação desses produtos está suspensa no país.

A norma também proíbe a realização de cursos, eventos e publicidade visando estimar e defender benefícios de terapias androgênica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.