Bluesky lança alternativa de feed por algoritmo para rivalizar com Threads e Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Bluesky lança alternativa de feed por algoritmo para rivalizar com Threads e Twitter
Imagem: Bluesky

A rede social Bluesky, uma das principais plataformas rivais do Twitter, lançou nesta sexta-feira (28) uma nova maneira para que usuários visualizem conteúdos na plataforma.

A partir de agora, o serviço terá uma aba que não funciona de forma cronológica e vai mostrar publicações de pessoas que você não necessariamente segue, mas que estão bombando em engajamento e podem ser do seu interesse. Ela é a "Discover", que substitui a antiga seção "What's Hot".

A nova organização de feeds do Bluesky.A nova organização de feeds do Bluesky.Fonte:  Reprodução/Bluesky 

Entretanto, o site não vai forçar esse tipo de feed para o usuário, sendo apenas uma alternativa, já que o padrão permanece sendo a ordem cronológica e apenas de postagens de seus contatos. Outra novidade é a "Popular With Friends", que mostra conteúdos que estão bombando entre os seus amigos no app.

Esse tipo de feed por recomendações é o mesmo usado pelo X, atual nome do Twitter, e também pelo Threads, que é a rede social de formato similar lançada no início deste mês pela Meta, dona do Facebook.

A novidade do Bluesky chega em um momento importante dessa disputa por audiência: o X/Twitter passa por uma crise de identidade desde que Elon Musk comprou a plataforma, perdendo inclusive anunciantes, e o Threads já viu boa parte do público abandonar o aplicativo depois de uma empolgação inicial com a plataforma.

Crie o seu próprio feed no Bluesky

Além da organização algorítmica e cronológica, o Bluesky agora aceita também uma maior personalização de feeds, que podem ser descobertos ou criados pelos usuários.

Na opção "Edit My Feeds" das configurações da rede social você consegue adicionar outras linhas do tempo na sua página inicial, organizar a ordem delas ou até buscar listas prontas feitas por outras pessoas, que reúnem gostos em comum como arte, jardinagem e futebol, por exemplo.

A personalização de feeds.A personalização de feeds.Fonte:  Reprodução/Bluesky 

O Bluesky foi criado pelo cofundador e ex-CEO da empresa, Jack Dorsey, e está em fase limitada de testes. Ao menos por enquanto, ela só recebe novos membros mediante convite.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.