TikTok: tendência bizarra no aplicativo traz mortos de volta à vida

2 min de leitura
Imagem de: TikTok: tendência bizarra no aplicativo traz mortos de volta à vida
Imagem: GettyImages

Se você conhece bem o TikTok, aplicativo chinês de vídeos que é um dos mais populares do mundo, sabe que a ferramenta é recheada de tendências virais, que nada mais são do que determinados tipos de conteúdos que estão bombando no momento. Pode ser uma dança específica, um react de algun caso ou assunto quente ou uma dublagem engraçada, por exemplo.

Mas e se nós te disséssemos que a tendência atual não tem nada a ver com isso, mas, sim, com trazer mortos de volta à "vida"? Recentemente, uma tendência bizarra do TikTok tem trazido algumas personalidades de volta à realidade para que elas contem seus casos e como morreram.

As figuras famosas e suas vozes são recriadas através de recursos de Inteligência Artificial (IA) para que tudo pareça ainda mais verdadeiro. Não é necessário dizer que os conteúdo tem chamado muita atenção no aplicativo, gerando uma enxurrada de comentários e reações.

O TikTok ganhou uma nova trend macabra e bizarra recentemente; saiba tudo!O TikTok ganhou uma nova trend macabra e bizarra recentemente; saiba tudo!Fonte:  GettyImages 

Usando IA para reviver os mortos

Para se ter uma ideia, pessoas como Tim Lopes, ex-jornalista da Globo que foi assassinado brutalmente em 2002 a mando do traficante Elias Maluco é um dos alvos da trend macabra. Em um vídeo para lá de esquisito, Lopes é recriado para contar aos espectadores o que aconteceu com ele em detalhes.

Apesar de parecer, de fato, um ser humano na postagem, é perceptível como tudo soa robotizado. Neste caso, a aparência de Lopes também não é precisa, com tudo sendo criado por aplicativos baseados em inteligência artificial (IA).

IA Um dos perfis que utiliza imagens geradas por IA para contar histórias macabras

A atriz Daniella Perez, assassinada pelo colega Guilherme de Pádua, a menina Isabella Nardoni, morta pelo próprio pai, e até alguns dos tripulantes do submersível Titan, que partiu em busca dos destroços do Titanic recentemente. Todos foram reproduzidos através da tendência, que segue crescendo na plataforma chinesa com o passar dos dias.

Perfil retirado do ar

De acordo com reportagem do site UOL, a trend começou a ganhar tração através de um perfil de TikTok chamado Histórias Extraordinárias, com mais de de 30 mil seguidores e vários vídeos do tipo. A conta acabou sendo derrubada da rede social, mas acabou gerando um movimento na rede social.

Atualmente, vários perfis entraram na onda macabra. Alguns dos perfis são conhecidos como Casos Reais Misteriosos, Minha Melhor Cena, Histórias Reais e Vozes do Passado. No entanto, como algumas das contas já estão sendo desativadas, a tendência é que o TikTok limite o alcance dos perfis que entrem na onda macabra.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.