Twitter confirma falha que expôs posts de Rodas a outros usuários

1 min de leitura
Imagem de: Twitter confirma falha que expôs posts de Rodas a outros usuários
Imagem: Getty Images/Reprodução

O Twitter admitiu um incidente de segurança que resultou no vazamento de tweets que deveriam ser visualizados apenas pelos amigos mais próximos dos usuários. O recurso em questão, chamado de Roda, permite aos usuários criar uma lista exclusiva de amigos e compartilhar tweets que só eles deveriam poder ler.

Durante semanas, os usuários relataram que tweets da ferramenta estavam recebendo curtidas e visualizações de contas que não deveriam ter acesso a eles. No entanto, o Twitter não havia reconhecido o problema.

A função é semelhante a configuração de amigos próximos do Instagram, permitindo que os usuários compartilhem pensamentos privados, imagens ou declarações sem o risco de divulgá-los para sua rede mais ampla. No entanto, um e-mail enviado aos usuários afetados admitiu que os posts escaparam dessa contenção.

"Um incidente de segurança que ocorreu no início deste ano pode ter permitido que usuários fora do seu círculo do Twitter vissem tweets que deveriam estar limitados ao círculo para o qual você estava postando", escreveu a rede social. A empresa lamentou o ocorrido e afirmou que a falha foi corrigida “imediatamente”.

Desafio de confiança

Twitter perdeu metade de seu valor desde que Elon Musk assumiu a plataforma.Twitter perdeu metade de seu valor desde que Elon Musk assumiu a plataforma.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Essa falha de segurança ocorre em meio a uma série de desafios enfrentados pelo Twitter nos últimos tempos. Desde a aquisição da empresa por Elon Musk no final de 2022, a companhia passou por grandes cortes de funcionários, resultando na redução de pelo menos 60% de sua força de trabalho.

Os cortes de custos também levaram a empresa a interromper o pagamento de contas de escritórios, suprimentos de limpeza e hospedagem na web. As demissões nas equipes de controle de conteúdo deixaram a empresa exposta para possíveis multas pesadas em países como a Alemanha, onde a moderação de conteúdo é uma exigência legal.

Mais recentemente, a empresa chegou a compartilhar parte do código-fonte de seu algoritmo, na tentativa de retomar a confiança dos usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.