Substack lança Notes, rival do Twitter, após briga com Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: Substack lança Notes, rival do Twitter, após briga com Elon Musk
Imagem: Substack

Mais conhecida pela hospedagem de newsletters, a platforma Substack liberou nesta terça-feira (11) um novo recurso chamado Notes. A solução traz similaridades com o Twitter e até gerou uma confusão com Elon Musk.

O novo ambiente permite aos criadores de conteúdo postarem mensagens pequenas em uma linha do tempo — algo similar ao Twitter em funcionamento, embora seja mais voltado para escritores e leitores.

Um exemplo de postagens na linha do tempo do Notes.Um exemplo de postagens na linha do tempo do Notes.Fonte:  Substack 

Com o Notes, é possível publicar textos opinativos, ideias, links de divulgação e comentários, além de anexar imagens ou GIFs animados. Não há limite de caracteres, embora a preferência seja por comentários rápidos.

A linha do tempo é composta por duas alternativas — uma que mostra só notas de escritores que você segue e outra que mistura essas publicações com sugestões de outras pessoas cadastradas na plataforma. O esquema lembra a divisão "Para Você" e "Seguindo" do Twitter.

A versão mobile do Notes.A versão mobile do Notes.Fonte:  Substack 

O Notes fica em uma aba separada do aplicativo e do site. Novas postagens não são notificadas diretamente aos assinantes, como acontece com as newsletters. Para participar ou só visualizar as publicações, você precisar ter uma conta na plataforma.

Já deu briga

O anúncio do Notes e o início dos testes do novo recurso gerou atrito entre o Substack e o Twitter — mais precisamente ao enfurecer o CEO e atual dono da rede social, Elon Musk.

O empresário acusou o Substack de "baixar uma parte substancial da base dados do Twitter" e, por isso, começou a restringir a visiblidade de publicações contendo o nome da rival. Links que levavam a ela foram marcados como inseguros e não era possível nem mesmo buscar por "substack" no serviço.

A postagem de Musk com acusações rebatidas pela própria comunidade.A postagem de Musk com acusações rebatidas pela própria comunidade.Fonte:  Twitter 

Após ser desmentido pelo CEO do Substack e com o recurso de contextualização no próprio Twitter, Musk parece ter reduzido parcialmente algumas das restrições. O empresário, porém, mantém a acusação de que o rival tentou baixar altas quantidades de informações do serviço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.