Cocriador do Instagram diz que a rede social 'perdeu sua alma'

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Imagem: Getty Images/Reprodução

O próprio cofundador do Instagram não está feliz com os rumos que a rede social tomou ao longo do tempo. De acordo com Kevin Systrom, que ajudou a criar o aplicativo em 2010, a plataforma "perdeu sua alma" e se transformou em um grande marketplace para influencers fazerem dinheiro. Ele revelou sua opinião em uma entrevista para a repórter da área de tecnologia Kara Swisher.

"Eu acho que perdermos a alma daquilo que fez do Instagram o que ele é", revelou Systrom, que explicou que, no início, ele costumava utilizar a rede social para ver o que sua família e amigos estavam fazendo. Porém, de lá para cá, segundo o desenvolvedor, a plataforma teria se transformado em um grande aparato empresarial para influenciadores e marcas multiplicarem suas fortunas.

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O confundador do Instagram acredita que o app perdeu sua essência e se tornou apenas em uma máquina de fazer dinheiro.O confundador do Instagram acredita que o app perdeu sua essência e se tornou apenas em uma máquina de fazer dinheiro.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

"Meu maior arrependimento com o Instagram, eu acho, é o quão comercial ele se tornou", seguiu Systrom, que ressaltou que o aplicativo empurra seus incentivos muito mais para "comerciais, influenciadores, acordos empresariais e anúncios", algo que cria uma dinâmica não muito saudável para os usuários, que acabam sendo bombardeados com "pessoas vivendo vidas aparentemente incríveis, sem limites, fazendo coisas chiques, no ápice, usando as roupas mais caras".

Críticas ao Instagram

Ao criticar os conteúdos nos quais o Instagram tem se centrado, o confundador da ferramenta acredita que as pessoas tem sido enganadas com postagens sobre vidas e pessoas perfeitas, porém, essa não é a realidade.

"A vida é difícil, e seja lá o que as pessoas postam no Instagram, é apenas a ponta do iceberg. É uma corrida para saber quem é mais perfeito". Ele finalizou dizendo: "este não sou eu. Este não é o Instagram que começamos".

Lembrando que Systrom não trabalha mais no Instagram. Ele vendeu a empresa para a Meta, de Mark Zuckerberg, em 2012 por US$ 1 bilhão e, em 2018, deixou de vez a companhia.

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