Dona do Facebook vai lançar nova rede social para concorrer com Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Dona do Facebook vai lançar nova rede social para concorrer com Twitter
Imagem: Gettty Images/Reprodução

De olho nos usuários insatisfeitos com os caminhos seguidos pelo Twitter desde a chegada da nova administração, a Meta está desenvolvendo uma nova rede social para rivalizar com a plataforma chefiada por Elon Musk. O projeto foi revelado pela Reuters nesta sexta-feira (10).

Em comunicado enviado à agência de notícias, um porta-voz da dona do Facebook confirmou o trabalho em andamento. “Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”, disse ele.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda segundo o representante da big tech, a nova concorrente do Twitter será uma “rede social autônoma e descentralizada para compartilhar atualizações de texto”. Ou seja, a estrutura do futuro serviço é a mesma utilizada pelo Mastodon, lançado em 2016 e que viu seu número de usuários ativos crescer desde a compra do microblog por Musk, em outubro passado.

Um novo rival para o Twitter está sendo desenvolvido.Um novo rival para o Twitter está sendo desenvolvido.Fonte: Getty Images

O protocolo que deve alimentar a nova rede social da Meta é o ActivityPub, também utilizado por diversos outros serviços descentralizados. Neste modelo, as plataformas são instaladas em milhares de servidores, gerenciados por voluntários que formam uma federação ao unirem seus sistemas, ao contrário do Twitter e do Facebook, cujo controle é de uma única empresa.

Estágios iniciais

Primeiro site a informar sobre a rede social rival do Twitter que está sendo desenvolvida pela Meta, o Moneycontrol disse que o novo app terá a marca do Instagram, também pertencente ao conglomerado. Com isso, os usuários poderão aproveitar as mesmas credenciais de acesso para se cadastrarem nela.

Fontes familiarizadas com o projeto disseram à publicação que a plataforma é conhecida internamente pelo codinome “P92”. Outro detalhe revelado por elas é em relação ao estágio de desenvolvimento do produto, que aparentemente ainda está no início, não havendo prazo para o seu lançamento.

Enquanto isso, as pessoas que abandonaram o microblog após a chegada de Musk têm diversas outras opções para conhecer, como o Koo e o próprio Mastodon. Outra alternativa é a recém-lançada Bluesky, nova rede social do cocriador do Twitter, Jack Dorsey, já disponível em versão para iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.