Instagram exagerou nos vídeos em 2022? Chefe do app concorda

1 min de leitura
Imagem de: Instagram exagerou nos vídeos em 2022? Chefe do app concorda
Imagem: Getty Images

Se você sentiu que seu feed no Instagram estava recheado de vídeos (mais do que o normal) em 2022, não foi apenas impressão. Inclusive, o próprio chefe da rede social, Adam Mosseri, concordou com a afirmação e confessou que, no ano passado, a plataforma investiu pesado em vídeos e reels, deixando as fotos, que sempre foram a mídia principal da rede, um pouco de lado.

Mosseri comentou sobre o assunto em um segmento de perguntas e respostas que costuma fazer semanalmente com os usuários do Instagram. Na ocasião, ele disse: "eu acho que nos focamos demais em vídeos em 2022 e os empurramos demais, e basicamente mostramos muitos vídeos e poucas fotos".

Vídeos e reels foram os principais conteúdos no Instagram em 2022, algo que foi confirmado pelo chefe da empresa.Vídeos e reels foram os principais conteúdos no Instagram em 2022, algo que foi confirmado pelo chefe da empresa.Fonte:  Shutterstock 

O head da plataforma seguiu sua fala explicando que, apesar da ascensão dos vídeos, as fotos sempre serão parte fundamental da rede. "Coisas como com que frequência alguém curte fotos ou vídeos ou com que frequência alguém comenta fotos ou vídeos, há um pé de igualdade, o que é um bom sinal de que as coisas estão equilibradas. Sobre ter mais vídeos no Instagram com o tempo, será porque é isso o que está liderando o engajamento. Mas fotos sempre serão parte importante do que fazemos", concluiu.

Reclamações de usuários

Desde que o Instagram resolveu apostar mais em vídeos, muitos usuários mais antigos da plataforma têm reclamado e questionado os métodos da empresa. Afinal, muitos fotógrafos, modelos e outras pessoas que trabalham com fotos estariam sendo desfavorecidos pelo algoritmo, que estaria levando muito mais vídeos ao público.

Inclusive, o executivo do Instagram chegou a dizer que a plataforma "não é mais apenas um app de compartilhamento de fotos quadradas", o que deixou alguns usuários bem incomodados, já que a declaração daria a entender que as imagens estariam perdendo espaço.

Desde então, Mosseri revelou que o Instagram está se esforçando para restaurar o equilíbrio entre fotos e vídeos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.