Tweetbot: Twitter está bloqueando de propósito apps de terceiros

1 min de leitura
Imagem de: Tweetbot: Twitter está bloqueando de propósito apps de terceiros
Imagem: Reprodução

O Twitter confirmou nesta terça-feira (17) que está bloqueando de propósito alguns aplicativos de terceiros, como o Tweetbot e o Twitterific, que estão sem funcionar há alguns dias sem nenhuma manifestação da rede social. Um tweet do perfil @TwitterDev explicou que a empresa está apenas “aplicando suas regras de API de longa data”, o que pode travar alguns apps.

Os problemas começaram na quinta-feira (12), quando alguns aplicativos de terceiros pararam de funcionar no Twitter. Depois de um silêncio de quatro dias, a explicação da rede social foi pouco clara. Além de não explicar claramente quais regras estão sendo quebradas, a empresa nem mesmo colocou um link para orientar os usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Deixar usuários "no vácuo" está se tornando uma constante no Twitter, depois que as demissões em massa efetuadas por Elon Musk no início de novembro atingiram a equipe de comunicação da rede social. Em uma troca de mensagens internas obtidas pelo The Information, um engenheiro sênior afirmou que as interrupções de apps de terceiros são “intencionais”.

O que dizem os desenvolvedores de apps de terceiros?

Um dos aplicativos travados na semana passada, o gerenciador de contatos e mensagens Tweetbot chegou a funcionar brevemente no domingo (15), depois que o criador do app, Paul Haddad, trocou suas chaves de API. Mas a gambiarra durou pouco, e em questão de horas o app para iOS travou definitivamente.

Curiosamente, outros aplicativos de terceiros no Twitter, como o Albatross e o Fenix, que prometem navegação sem anúncios no serviço de microblog, continuam funcionando normalmente.

Isso levou Haddad a publicar um apelo no Mastodon, a rede social rival do Twitter: “Se houver alguma regra de longa data que estamos quebrando inconscientemente nos últimos 10 anos, adoraríamos saber qual é para que, se possível, possamos cumpri-la”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.