Elon Musk suspende contas de jornalistas no Twitter

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk suspende contas de jornalistas no Twitter

Elon Musk realizou uma onda de suspensões no Twitter afetando jornalistas, o que rendeu críticas ao bilionário. A lista de contas suspensas inclui funcionários de veículos estadunidenses como CNN e The Intercept, principalmente profissionais que cobrem o cotidiano do bilionário e suas empresas.

O motivo para o banimento, segundo Elon Musk, seria a divulgação de informações privadas do bilionário na rede social — prática conhecida como doxxing. No entanto, o endereço de Musk não foi compartilhado: os jornalistas fizeram postagens sobre o Elon Jet, projeto de um estudante que utiliza informações públicas para informar a localização do jato privado do empresário.

Recentemente, o perfil no Twitter que fazia o monitoramento do jato de Elon Musk com base em informações públicas foi retirado do ar na rede social graças a uma nova regra criada pelo dono da companhia. A nova diretriz também foi utilizada como motivo para derrubar a conta dos jornalistas.

Criada há um dia, a nova regra do Twitter aponta que o banimento cabe para o "compartilhamento de qualquer informação em tempo real, incluindo informações no Twitter diretamente ou links de terceiros com rotas de viagens". Durante uma breve conversa com jornalistas no Twitter Spaces, Elon Musk comentou sobre o assunto e disse que jornalistas não recebem tratamento especial, mesmo que estejam fazendo seu trabalho ao reportar acontecimentos.

Suspensão inesperada e sem retorno definido

De acordo com o relato de Aaron Rupar, um dos jornalistas banidos pela nova política de Musk, o banimento chegou de uma hora para outra, sem explicações ou indicativos a respeito da suspensão. O motivo para o encerramento temporário da conta teria sido um tweet reportando que a conta ElonJet estava banida no Twitter, mas ainda podia ser utilizada no Facebook, com um link do perfil para a rede social rival.

Além do banimento para jornalistas ter sido inesperado, aparentemente Elon Musk pode não ter definido por quanto tempo os perfis ficarão suspensos na rede social. Em uma enquete no Twitter, o bilionário perguntou ao público quando as contas deveriam voltar, e a opção vencedora foi "agora."

Posteriormente, Elon Musk disse que a enquete era inválida, pois trazia muitas alternativas, e fez uma nova publicação — a opção para retirar o banimento agora venceu novamente. Antes das enquetes, o bilionário disse que os banimentos por "doxxing" devem durar sete dias.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.