Verificado pago traz fake de Jesus e golpes ao Twitter de Elon Musk

2 min de leitura
Imagem de: Verificado pago traz fake de Jesus e golpes ao Twitter de Elon Musk
Imagem: Twitter

Após mudanças implementadas pela gestão de Elon Musk, o Twitter lançou ontem (10), no exterior, a assinatura Twitter Blue, que traz o antigo selo de verificado como um recurso pago. A novidade, como já era esperado, criou uma onda de perfis imitando personalidades e contas famosas, abrindo brechas para golpes na plataforma, já que não exige autenticação de identidade.

Um dos casos que mais chamou a atenção foi a presença do "Jesus Cristo verificado". Um usuário com a marcação "@jesus" comprou a assinatura de US$ 8, que no Brasil deve custar R$ 25,90, e fez alguns tweets que viralizaram, antes de a conta ser limitada.

JesusComo o verificado do Twitter Blue não exige confirmação de identidade, Jesus "ganhou" um perfil autêntico na rede social

Outro caso que ganhou bastante engajamento foi o perfil envolvendo o Mario. Confundindo os fãs de games, a conta falsa estava usando o nome e a aparência da Nintendo para distribuir xingamentos com a imagem do personagem.

Golpes e publicações falsas

Além dos casos acima, algumas situações mais complexas também ocorreram desde o lançamento do novo verificado. Uma das mais perigosas envolvia um perfil fingindo ser a conta oficial do próprio Twitter, compartilhando um link para ter acesso às carteiras de criptomoedas de usuários desavisados.

Diversos políticos e personalidades famosas também foram vítimas de imitações. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o antigo chefe de estado George W. Bush são alguns exemplos.

Uma conta fingindo ser Donald Trump apareceu no Twitter com um verificado, avisando que "o plano de Elon Musk" de distribuir o selo como recurso pago não funciona.  Além disso, um perfil falso de Lebron James viralizou ao criar uma notícia falsa de que o jogador estaria saindo do Lakers.

Resposta do Twitter

Com tantos perfis falsos aparecendo, o Twitter segue na caça dos imitadores. Ontem (10), a rede social desistiu de marcar as contas que foram verificadas previamente com um selo de oficial, o que dificultaria casos de personificação na plataforma.

Em um comunicado, a companhia disse que está "agressivamente" perseguindo as contas falsas criadas para espalhar desinformação na plataforma. Para quem é um usuário bastante ativo da rede social, a dica é sempre clicar no selo de verificado antes de compartilhar postagens.

Agora, o selo de verificado traz uma descrição mostrando se a conta foi previamente verificada ou faz parte da assinatura do Twitter Blue, que não exige nenhuma confirmação de identidade. Assim, é possível diferenciar imitadores de contas oficiais e personalidades famosas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.