Quem é Andrew Tate, que está sendo banido das redes sociais

2 min de leitura
Imagem de: Quem é Andrew Tate, que está sendo banido das redes sociais
Imagem: The Guardian/Reprodução

Ele acumula mais de 11 bilhões de visualizações no TikTok e teve seu nome mais pesquisado no Google do que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a modelo Kim Kardashian, em julho. Estamos falando do influenciador Andrew Tate, considerado uma das figuras mais polêmicas das redes sociais.

O ex-kickboxer voltou a ficar em evidência no início de agosto, após seu canal no YouTube ser banido. Além da plataforma de vídeos, ele já teve contas suspensas no Twitter e agora também no Facebook, Instagram e TikTok, onde se tornou um dos assuntos mais comentados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nascido nos Estados Unidos, ele conquistou títulos em várias competições de artes marciais, embora não seja muito lembrado pelas vitórias no esporte. Atualmente morando na Romênia, Tate também administra um programa de treinamento intitulado Hustler’s University.

Tate fez carreira como kickboxer.Tate fez carreira como kickboxer.Fonte:  Wikimedia Commons 

Apontado como um guru da autoajuda, o ex-lutador atrai principalmente seguidores do sexo masculino e jovens, com seu discurso considerado “extremamente misógino” por instituições de caridade britânicas que cuidam de vítimas de abuso doméstico. Suas opiniões têm gerado inúmeras discussões a respeito de como podem influenciar quem as consome.

Polêmicas envolvendo Andrew Tate

Antes da fama na internet, Tate ficou conhecido por participar da edição britânica do Big Brother em 2016, da qual foi expulso após a divulgação de um vídeo em que aparentemente agredia uma mulher. Dali em diante, não faltaram polêmicas envolvendo o seu nome, principalmente em tweets expondo suas opiniões.

Em suas postagens, o polêmico influenciador já comentou que as mulheres são propriedade dos homens e que as vítimas de estupro devem “assumir a responsabilidade” pelos ataques. Falou ainda sobre sua preferência por namorar jovens de 18 ou 19 anos, devido a uma maior facilidade de “deixar sua marca" nelas.

As buscas pelo nome do influencer cresceram bastante nas últimas semanas.As buscas pelo nome do influencer cresceram bastante nas últimas semanas.Fonte:  Wikimedia Commons 

O influencer também costumava postar insultos homofóbicos e racistas, dizer que a ansiedade “não é real”, comparar mulheres a cachorros, ridicularizar homens que criam gatos e comentar sobre violência contra mulheres. Em relação a esse último tema, ele foi investigado por supostamente ter abusado de uma garota, ficando detido por dois dias.

Após a investigação, se mudou para a Romênia, onde também teve a casa invadida por policiais, em abril, após uma denúncia de que mantinha uma mulher de 21 anos contra a sua vontade. O caso ainda está em andamento e passou a incluir acusações de tráfico de pessoas e estupro.

Expulsão das redes sociais

O banimento de Andrew Tate das redes sociais se deu por violações das políticas de uso das plataformas nos seus conteúdos, conforme explicaram os representantes das empresas nas últimas semanas.

Vale ressaltar que apesar do banimento, conteúdos relacionados aos seus perfis continuam a circular, sendo repostados por seguidores, canais e podcasts dos quais ele apareça como convidado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.