TikTok ganha ferramenta de IA que transforma textos em imagens

1 min de leitura
Imagem de: TikTok ganha ferramenta de IA que transforma textos em imagens
Imagem: Pixabay

Uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de transformar texto em imagem é a novidade mais recente do TikTok. O recurso, liberado há poucos dias para os usuários do app de vídeos, consiste em uma versão mais básica das funcionalidades criadas por outras big techs.

Batizada de “AI Greenscreen”, ela tem uma mecânica de funcionamento bem simples, bastando digitar um texto com as orientações para a criação de uma nova imagem. A foto gerada pelo algoritmo pode ser usada como plano de fundo de vídeos pelos criadores de conteúdo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas não espere imagens detalhadas como as criadas pela função “Imagen” do Google, que se baseia em pinturas a óleo, fotografias e renderizações em CGI, ou as obras de arte digitais feitas pelo “Make-a-Scene” da Meta. O Dall-E, da OpenAI, também possui tecnologia mais desenvolvida.

Imagens criadas pelo gerador de inteligência artificial do TikTok.Imagens criadas pelo gerador de inteligência artificial do TikTok.Fonte:  The Verge/Reprodução 

A IA do TikTok que gera imagens a partir de textos traz uma capacidade limitada, criando fotografias abstratas e com um toque bem menos realista do que o encontrado nas ferramentas das outras gigantes da tecnologia. A expectativa é de que ela seja atualizada futuramente, mas por enquanto não há qualquer previsão por parte da companhia chinesa.

Limitações intencionais?

Ao contrário dos geradores de imagens por IA do Google, Meta e OpenAI, que ainda não estão disponíveis para o público em geral, o AI Greenscreen do TikTok já pode ser acessado pelos mais de 1 bilhão de usuários do app de vídeos chinês. A oferta imediata do recurso chamou a atenção, podendo ter sido antecipada por causa das limitações da função.

Como ressalta o The Verge, uma maior liberdade de criação oferecida pela ferramenta, gerando imagens mais realistas, poderia trazer resultados preocupantes para a plataforma da ByteDance. A publicação testou a capacidade do modelo de gerar conteúdos sensíveis como nudez e violência, mas as fotos criadas não foram tão “assustadoras” ao ponto de exigirem uma revisão.

As limitações parecem ter afetado a geração de conteúdos sensíveis.As limitações parecem ter afetado a geração de conteúdos sensíveis.Fonte:  The Verge/Reprodução 

Além disso, as limitações apresentadas pelo AI Greenscreen também podem estar relacionadas com os custos. Modelos de IA avançados exigiriam um maior poder de computação e mais recursos para a sua implementação, o que custaria muito mais caro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.