Como reduzir o tempo de uso no Instagram

2 min de leitura
Imagem de: Como reduzir o tempo de uso no Instagram
Imagem: Unsplash/Reprodução

Se você costuma usar redes sociais com frequência, provavelmente já se pegou deslizando os dedos pela tela inconscientemente, passando os olhos por fotos e vídeos que não realmente te interessam. E, ainda assim, você simplesmente não consegue parar. Saiba que isto não é por acaso: a verdade é que os feeds como o do Instagram costumam ser otimizados por algoritmos que visam prender sua atenção pelo maior tempo possível.

Usar mídias sociais por muitas horas todos os dias não necessariamente é ruim, mas isto pode se tornar um problema quando começa a impactar na sua saúde e produtividade. Nessas horas, a melhor alternativa é parar de acessar o app — e aí que mora o problema: como fazer para parar de usar uma rede social criada para segurar sua atenção a qualquer custo?

A boa notícia é que o próprio Instagram tem uma configuração para ajudar usuários a reduzir o tempo de utilização do app.

Como adicionar limite de tempo de uso no Instagram

Se por um lado os algoritmos são criados para manter os usuários olhando para a telinha pelo maior tempo possível, algumas redes sociais já buscam oferecer formas de escapar da compulsão pelo feed. No caso do Instagram, existem algumas opções de alerta referentes ao tempo de uso do app que podem ser de grande ajuda para quem quer usar menos a plataforma ao longo do dia.

A seguir, vamos te mostrar todos os passos necessários para configurar o aplicativo e usar a rede social por menos tempo diariamente.

Você pode configurar o Instagram para monitorar melhor seu tempo de uso do appVocê pode configurar o Instagram para monitorar melhor seu tempo de uso do appFonte:  TecMundo 

  1. No aplicativo do Instagram, abra seu perfil e toque no ícone de menu (três linhas horizontais) no canto superior direito;
  2. Selecione a opção Sua Atividade;
  3. Toque em Tempo Gasto;
  4. Nesta nova tela, você será informado sobre o seu tempo médio de uso diário do Instagram.

É possível optar receber lembretes para fazer pausas ou até mesmo "limitar" o tempo de uso do aplicativoÉ possível optar receber lembretes para fazer pausas ou até mesmo "limitar" o tempo de uso do aplicativoFonte:  TecMundo 

A partir daqui você pode configurar lembretes de pausa, que são mostrados regularmente para te ajudar a controlar um pouco melhor a quantidade de tempo que passa olhando para a tela e deslizando de uma foto para outra. Para isto, basta selecionar uma das opções intervalo para os lembretes, podendo optar por períodos de 10, 20 ou 30 minutos.

Também é possível definir um tempo limite de uso diário, caso queira realmente diminuir drasticamente o tempo de uso do app. O tempo mínimo configurável é de 15 minutos, enquanto o máximo é de 2 horas.

Caso ache necessário, pode até mesmo desligar todas as notificações para não acabar caindo na tentação e voltar para o aplicativo para dar uma espiadinha.

O app do Instagram também permite interromper temporariamente o recebimento de notificações push no celularO app do Instagram também permite interromper temporariamente o recebimento de notificações push no celularFonte:  TecMundo 

Para interromper o recebimento de notificações, siga os passos abaixo:

  1. Na tela da Sua Atividade, onde é mostrada a média de tempo de uso diário, deslize para baixo;
  2. Selecione a opção Configurações de Notificação;
  3. Toque na chave de Pausar Tudo, habilitando esta opção;
  4. Uma tela pop-up será exibida com algumas opções relacionadas a notificações push;
  5. Selecione o intervalo de tempo em que deseja interromper o recebimento de notificações.

Seguindo estes passos, é possível que você consiga começar a passar menos tempo utilizando o Instagram de maneira excessiva, podendo aproveitar o tempo livre para fazer outras atividades. Mas lembre-se: é preciso realmente querer parar de gastar tanto tempo no app. Afinal, apesar de as configurações oferecerem lembretes e removerem notificações, o resultado final vai depender de você e da sua força de vontade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.