Instagram explica como funcionam os seus algoritmos

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Como o Instagram decide quais publicações aparecem primeiro para cada usuário? Por que algumas postagens são mais visualizadas? Tentando responder a questionamentos como estes, o CEO da empresa, Adam Mosseri, publicou um comunicado nessa terça-feira (08) explicando o funcionamento da rede social.

Um dos pontos abordados foi o “algoritmo do Instagram”. Segundo Mosseri, a plataforma conta com uma “variedade de algoritmos, classificadores e processos”, para diferentes finalidades. Tais tecnologias ajudam a personalizar a experiência dos usuários, identificando seus hábitos.

O executivo comentou que os algoritmos usados no Feed e no Stories levam em conta centenas de “sinais” para definir o que mostrar primeiro para cada pessoa. Com base em critérios como horário da publicação, curtidas, interação e localização, o app dá destaque às postagens de quem você segue.

Seus hábitos no Instagram influenciam a recomendação de conteúdos pela plataforma.Seus hábitos no Instagram influenciam a recomendação de conteúdos pela plataforma.Fonte:  Unsplash 

Já nas seções Explorar e Reels, o mecanismo funciona um pouco diferente, para levar o usuário a descobrir coisas novas, apresentando publicações de quem ele não segue. A plataforma também considera a sua atividade recente e prioriza conteúdos que acredita serem do seu interesse, evitando recomendar posts sensíveis e vídeos com resolução ruim.

“Shadowbanning” e dicas para influenciar o algoritmo

Mosseri também deu explicações sobre a prática de limitar o alcance de alguns posts (shadowbanning), da qual o Instagram é acusado. Segundo ele, nem sempre um menor número de curtidas se deve a algum tipo de penalização, pois a “maioria dos usuários vê menos da metade do seu feed”.

Quanto aos casos de remoção de conteúdos e outros tipos de punição, o executivo afirmou que a empresa tem trabalhado em maneiras de melhorar o seu sistema de notificação, para indicar as causas daquela penalização.

Por fim, o CEO deu dicas para quem quer influenciar o algoritmo da rede social. Adicionar os “melhores amigos” no Stories, silenciar uma conta e marcar postagens recomendadas como “não tenho interesse” ajudam a melhorar a sua experiência.

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