Como ver todos os apps que estão utilizando seu Facebook login

4 min de leitura
Imagem de: Como ver todos os apps que estão utilizando seu Facebook login
Imagem: Facebook

Uma das formas mais rápidas e práticas de efetuar um cadastro em um site ou aplicativo é usar o login do Facebook. Dessa forma, é possível pular algumas etapas e evitar, por exemplo, ter que preencher formulários com suas informações.

Com o tempo, é bem provável que você já tenha feito login em diversos aplicativos e páginas — e que possivelmente nem se lembre mais com quais desses serviços já compartilhou seus dados. A boa notícia é que temos a oportunidade de verificar uma lista e saber em quais apps e sites o seu login do Facebook foi usado para criar um cadastro.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é o login do Facebook

O Facebook login nada mais é do que uma forma de acessar outros websites, serviços e aplicativos usando os seus dados de cadastro da famosa rede social. Como você já preencheu todos os campos para ter uma conta na rede criada por Mark Zuckerberg — que hoje também é dono do Instagram e do Whatsapp —, é possível usar essas informações de maneira automática na hora de se registrar em outros lugares.

Vantagens e desvantagens do Facebook login

Essa funcionalidade permite aos usuários economizar tempo, removendo a necessidade de preencher várias vezes um mesmo campo com informações similares toda vez que um novo cadastro for efetuado.

Além disso, se a sua conta do Facebook estiver configurada conforme as opções de segurança atualizadas, os seus registros serão ainda mais seguros. Então, lembre-se de dar uma olhada nesse ponto, ok?

Diversos sites, apps e serviços permitem efetuar login usando sua conta do FacebookDiversos sites, apps e serviços permitem efetuar login usando sua conta do Facebook.Fonte:  Spotify/Reprodução 

Existe, é claro, um porém: ao centralizar diversos cadastros em diferentes sites e aplicativos usando o seu login do Facebook, você acaba ficando "refém" da sua conta na rede social.

Leia também: Dicas do que não fazer diante de um vazamento de dados

Ou seja, se perder o acesso à sua conta principal, fica impossibilitado de acessar os demais apps. O mesmo ocorre se, por algum motivo, você optar por excluir sua conta do Facebook. Assim, é muito importante saber quais serviços estão associados ao login da rede social.

Como ver sites e apps que estão usando o seu Facebook login

Para saber em quais serviços, aplicativos e sites foi usado o login da rede social para efetuar cadastro, basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse o site ou o aplicativo do Facebook.
  2. Clique na sua foto de perfil, no canto superior direito da tela.
  3. Selecione "Configurações e privacidade".
  4. Clique em "Configurações".
  5. Na tela de "Configurações", no menu lateral à esquerda, selecione "Segurança e login".
  6. Clique em "Apps e sites".
  7. A lista completa com todos os sites, aplicativos e serviços que usam seus dados do Facebook para efetuar login será exibida na tela.

Você pode ver e gerenciar todos os apps e sites que usam sua conta do Facebook para fazer loginVocê pode ver e gerenciar todos os apps e sites que usam sua conta do Facebook para fazer login.Fonte:  TecMundo/Facebook/Reprodução 

Você vai perceber que a listagem contém itens ativos, expirados e removidos — e explicaremos o que são cada um deles logo abaixo. Confira:

  • Ativos: são todos os websites, apps e serviços que você entrou com o Facebook login recentemente. Os itens presentes nessa lista podem solicitar mais informações sobre o seu perfil de usuário à rede social.
  • Expirados: essa categoria engloba todos os lugares em que foi efetuado o registro com a sua conta, mas o acesso foi realizado há mais de 90 dias. Isto é, se você se cadastrou em um site com sua conta do Facebook e não acessou o site ou app nos últimos 3 meses, a rede social automaticamente interrompe o acesso do serviço às suas informações pessoais.
  • Removidos: aqui você poderá ver todos os apps e sites nos quais, em algum momento, foi efetuado um cadastro com seu login do Facebook, mas o acesso foi removido posteriormente. Para saber em quais apps você fez login com sua conta da rede social e depois removeu a conexão do serviço com sua conta, basta clicar em "Ver apps e sites removidos".

Com a lista de sites e aplicativos aberta, você também pode fazer a manutenção do acesso às suas informações pessoais e até remover a conexão entre as contas e cadastros.

Para saber quais informações sobre você que os apps e sites estão coletando na rede social, escolha um dos cadastros exibidos na lista e clique no botão "Ver e editar". Ali é possível gerenciar quais informações da sua conta estão sendo compartilhadas com o serviço.

É possível interromper a conexão entre sua conta do Facebook com apps e sites e até mesmo tirar o acesso a somente algumas informações específicas da sua contaÉ possível interromper a conexão entre sua conta do Facebook com apps e sites e até mesmo tirar o acesso a somente algumas informações específicas da sua conta.Fonte:  TecMundo/Facebook/Reprodução 

Também é possível interromper o login de certos sites e aplicativos diretamente da lista principal, sem a necessidade de editar, clicando no botão de remoção de conexão. Ao tocar em "Remover", o acesso daquele app ou site às informações de usuário do seu perfil no Facebook serão revogadas, não sendo mais possível fazer login no serviço usando o seu perfil.

E aí, o que achou do conteúdo? Aproveite e compartilhe a informação com os seus amigos nas redes sociais. Dessa forma, todos ficarão por dentro de como ter segurança no ambiente virtual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.