TikTok desiste de expandir seu projeto de e-commerce no app

1 min de leitura
Imagem de: TikTok desiste de expandir seu projeto de e-commerce no app
Imagem: motionstock/Pixabay

O TikTok desistiu de sua incursão bilionária no comércio eletrônico ao vivo na Europa e nos EUA. O serviço, que já funcionava no Reino Unido, nos moldes do canal de vendas brasileiro Shoptime, aparentemente passou por problemas internos e não conseguiu decolar entre os consumidores, na sua primeira investida fora da Ásia.

A chamada TikTok Shop existe na Indonésia desde o ano passado, e foi lançada recentemente na Tailândia, Malásia e Vietnã. No serviço, diversas marcas e influenciadores fazem transmissões e vendas ao vivo através de uma cesta alaranjada clicável na tela do aplicativo de vídeos curtos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por que o TikTok desistiu de sua loja digital na Europa?

O comércio ao vivo via plataformas de mídia social é visto como uma tendência promissora para o e-commerce, e iniciativas têm sido adotadas também por alguns rivais do TikTok — como o YouTube e Instagram, que passam a receber uma comissão sobre as vendas efetuadas. Os planos da plataforma chinesa incluíam o lançamento do recurso na Alemanha, França, Itália e Espanha ainda no primeiro semestre deste ano.

No entanto, os planos de expansão foram abortados, após o fracasso do projeto britânico em atingir as metas fixadas. Mesmo com os polpudos subsídios e incentivos oferecidos em dinheiro pelos chineses às marcas e influencers, a maioria das transmissões ao vivo da TikTok Shop no aplicativo resultaram em vendas fracas.

Para complicar ainda mais o ambiente já "azedado" pelo pífio desempenho, o Financial Times apurou uma debandada da equipe de comércio eletrônico da empresa em Londres, no mês passado. A maioria dos funcionários se queixou de uma cultura de trabalho agressiva imposta pelos líderes chineses, após um deles declarar que "não acreditava" em licença maternidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.