Instagram lança opção de excluir conta diretamente no app iOS

1 min de leitura
Imagem de: Instagram lança opção de excluir conta diretamente no app iOS
Imagem: Oliver Graumnitz/Instagram

O Instagram anunciou na quinta-feira (30) uma nova opção que permite a exclusão de uma conta da rede social diretamente do aplicativo móvel, sem ter que transitar por um navegador da web como ocorria até agora. A funcionalidade, restrita a dispositivos com iOS, visa cumprir uma determinação divulgada em outubro do ano passado nas “Diretrizes de revisão da App Store”.

Entre os diversos capítulos do documento, a Apple determina aos desenvolvedores que todos os aplicativos que oferecem a criação de contas também devem suportar a sua exclusão. Como o conjunto de normas entrou em vigor no dia 30 de junho, o Instagram esperou o prazo para adicionar oficialmente o recurso.

Fonte: Instagram/Divulgação.Fonte: Instagram/Divulgação.Fonte:  Instagram 

Como excluir conta do Instagram no aplicativo iOS?

Para excluir contas do Instagram diretamente no aplicativo – em sistema operacional iOS – basta abrir “Configurações”, ir até a opção “Conta” e selecionar a opção “Excluir conta”. A rede social permite que o usuário possa escolher entre excluir ou desativar sua conta. A diferença é que a opção de exclusão remove todo o conteúdo de forma permanente.

Seja qual for a opção escolhida, existe um período de 30 dias em que você pode desistir da exclusão de sua conta, mesmo após a solicitação. Isso porque as diretrizes da Apple preveem um delay até que a conta seja permanentemente removida. Para reverter todo o processo, é só fazer login novamente no Instagram, para o processo de exclusão ser interrompido.

Sem mencionar as determinações da Apple, um porta-voz da Meta afirmou em comunicado publicado no TechCrunch: “Queremos dar às pessoas mais maneiras de controlar sua experiência e tempo gasto no Instagram. Lançamos a opção de excluir sua conta em Configurações no iOS e você ainda terá a opção de desativar temporariamente sua conta antes de optar por excluí-la”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.